ESTATÍSTICA E PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE DITADURA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE HISTÓRIA

Vitória A. da Fonseca

Resumo


Este texto apresenta uma prática pedagógica, cujo objetivo era envolver a participação dos alunos na compreensão da problemática em torno do tema “Ditadura”, na disciplina de História. Encaro a prática como uma estratégia de ensino considerando-a como uma ferramenta que compõe um caminho de aprendizagem. A atividade envolveu debate, pesquisa de opinião e análise estatística sobre o tema Ditadura. Como resultado, houve grande envolvimento dos estudantes, e o mapeamento da opinião de jovens sobre a Ditadura.

 


Palavras-chave


Ensino de História; Ditadura; Estatística; Pesquisa de Opinião.

Texto completo:

PDF

Referências


ANASTASIOU, Lea das Graças; ALVES, Leonir Pessale (org). Processos de Ensinagem na Universidade; pressupostos para estratégias de trabalho em aula. Joinville-SC: UNIVILLE, 2003.

LOPES, C. A. E. A Probabilidade e a Estatística no Ensino Fundamental: uma análise curricular. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas,1998.

MENDES, C. R.; ALVES, R. L. Uma proposta de ensino de Estatística através de projetos: um desafio para a sala de aula. In: VII EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática, 2004, São Paulo. Anais do VII EPEM - Matemática na escola: conteúdos e contextos, 2004.

PAGAN Adriana; MAGINA, Sandra. O ensino de estatística a partir da interdisciplinaridade: um estudo comparativo. In: Anais do X ENEM: Encontro Nacional de Educação Matemática. Universidade Católica do Salvador, Salvador, 2010

PEREZ, G. Prática reflexiva do professor de matemática. In: BICUDO, M.A.V.; BORBA, M.C. (org.). Educação matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004, pp. 250-263.

PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.