Um Exemplo de Avaliação Significativa em Educação Musical com Turmas do Primeiro Segmento do Colégio Pedro II

Márcia Victorio

Resumo


Neste texto me proponho relatar uma experiência em avaliação significativa das competências previstas no Projeto Político Pedagógico do Colégio Pedro II, conduzida a partir da proposta de um aluno do 5ª Ano do ensino fundamental, na Unidade Tijuca I, no ano de 2003.  O Projeto Cantar, Gravar e Encantar! e teve como culminância a gravação, em estúdio profissional, do CD Canções Folclóricas Brasileiras.  Esta atividade foi desenvolvida a partir dos seguintes objetivos: escolher o repertório; ensaiar, observando técnicas de emissão vocal, dinâmica sonora e execução; participar da gravação em estúdio; avaliar processo e produto final.  O Projeto foi apresentado em Seminários e Encontros de Pesquisa, em níveis nacional e internacional, e recebeu premiações em concursos ligados à área educacional.


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Referências


ADORNO, Theodor W. Teoria Crítica da Sociedade. São Paulo, Ática, 1986. (Coleção Grandes Cientistas Sociais, v. 54)

COLÉGIO PEDRO II. Projeto Político-Pedagógico. Brasília: INEP/MEC, 2002.

GAINZA, Violeta Hensy de. Estudos de Psicopedagogia Musical. São Paulo: Summus, 1988.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/irdemcp2.v1i1.1491

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      ISSN 2594-407X

 

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