Sons Alternativos: relato de uma experiência em educação musical

Milena Tibúrcio de Oliveira Antunes Caetano

Resumo


Resumo: Este relato de experiência descreve as atividades de um projeto entitulado “Sons Alternativos” desenvolvido no ano de 2010, nas aulas de Educação Musical, com turmas de 6º ano da Unidade Humaitá II do Colégio Pedro II.  Durante o projeto foram contempladas as atividades de apreciação, composição e execução instrumental e desenvolvidos conteúdos como parâmetros dos sons e elementos da escrita musical.  O projeto proporcionou a ampliação do horizonte musical e a construção do pensamento crítico dos alunos, por meio de atividades que valorizaram a prática e a diversidade musical.

Resumen: Este relato de experiencia describe las actividades de un proyecto intitulado “Sonidos Alternativos” llevado a cabo en el año de 2010, en las clases de Educación Musical, con las promociones de 6º año de la Unidad Humaitá II del Colegio Pedro II.  Durante el proyecto se contemplaron las actividades de apreciación, composición y ejecución instrumental y se desarrollaron contenidos como parámetros de los sonidos y elementos de la escrita musical.  El proyecto proporcionó la ampliación del horizonte musical y la construcción del pensamiento crítico de los alumnos, por medio de actividades que valoraron la práctica y la diversidad musical.

Abstract: This report describes the activities of a project called "Alternative Sounds", which was developed in the Music Education classes for the 6th. grade classes at Unidade Humaitá II from Colégio Pedro II in 2010.  The activities covered in the project were the following: appreciation, composition, instrumental performance, and contents developed as parameters of sounds and musical writing features.  The project provided musical knowledge for the students as well as the construction of critical thought through activities that enriched the musical practice and diversity.


Palavras-chave


Educação Musical; Educação Básica; Método de Projetos.

Texto completo:

PDF

Referências


PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000a.

______. Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000b.

SCHAFER, Murray. “O rinoceronte na sala de aula”. In: O ouvido pensante. Tradução de Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva e Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991. p. 277-342.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.

______. “Permanecendo fiel à música na educação musical”. Tradução de Diana Santiago. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 2, 1993, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ABEM, 1993. p. 19-32.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/irdemcp2.v2i2.1544

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


      ISSN 2594-407X

 

                                       URL: https://cp2.g12.br/ojs/index.php/interludio

                                           email: interludiorevista@hotmail.com

 

                                     Publicação do Departamento de Educação Musical (DEM)

                                                         em parceria com 

                       Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC)

                                                   Pró-Reitoria de Ensino (PROEN)

                   Curso de Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica (DEM)

                                                         

 Este trabalho está licenciado com uma Licença

 Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.