Construindo trilhas sonoras

Anna Cristina Cardozo da Fonseca, Márcia Valpassos Pedro

Resumo


O presente trabalho apresenta relato de experiência interdisciplinar realizada em aulas regulares de Educação Musical com o concurso da disciplina de Informática Educativa, em turmas de 8o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública federal. A tarefa dos estudantes era a montagem de uma trilha sonora formada por obras musicais do período romântico para um filme de desenho animado. Para tanto, foi utilizado o Windows Movie Maker, software gratuito que possibilitou a edição de imagens e de obras e sons escolhidos pelos estudantes para compor a trilha sonora.


Palavras-chave


Animação; Composição; Romantismo; Tecnologias; Trilha sonora;

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

DIZARD JR, Wilson. A nova mídia: a comunicação de massa na era da informação. Tradução [da 2.ed]: Edmond Jorge. Revisão técnica: Tony Queiroga. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

MICROSOFT Project for Windows 2010. Disponível em . Acesso em 21 set. 2015.

PESCADOR, Cristina M. Tecnologias digitais e ações de aprendizagem dos nativos digitais. In: Anais do V Congresso Internacional de Filosofia e Educação. 2010, Caxias do Sul. Disponível em . Acesso em 30 set. 2015.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2001.

______. Não atrapalhe, mãe – eu estou aprendendo!: como os videogames estão preparando nossos filhos para o sucesso no século XXI – e como você pode ajudar! São Paulo: Phorte, 2010.

SILVA, Patricia Konder Lins e. O mundo dos nativos digitais. Texto parcial de palestra apresentada durante o 7o Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias em novembro de 2014, publicado com autorização da autora. Disponível em . Acesso em 21 set. 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/irdemcp2.v3i4.1549

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


      ISSN 2594-407X

 

                                       URL: https://cp2.g12.br/ojs/index.php/interludio

                                           email: interludiorevista@hotmail.com

 

                                     Publicação do Departamento de Educação Musical (DEM)

                                                         em parceria com 

                       Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC)

                                                   Pró-Reitoria de Ensino (PROEN)

                   Curso de Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica (DEM)

                                                         

 Este trabalho está licenciado com uma Licença

 Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.