Oficina de Criação de Canções: uma estratégia pedagógica

Leonardo Stefano Masquio

Resumo


O processo de criação coletiva de canções como estratégia pedagógica introdutória à vivência e ao aprendizado da composição musical constitui o objeto desse relato de experiência. Isso se dá a partir da reelaboração de estruturas formais, rítmicas, poéticas e melódicas presentes nos sensos comuns midiáticos e contextualizadas nos repertórios sonoro-culturais de alunos do Ensino Médio. A proposta busca articular e aproximar o fazer artístico do compositor popular contemporâneo a um olhar formativo da música na escola, que estimule a autonomia dos estudantes na gestão do processo de elaboração e reelaboração dos conhecimentos, bem como a autoria na produção dos próprios materiais desenvolvidos.


Palavras-chave


Canção; Composição; Criação Musical; Autonomia; Autoria;

Texto completo:

PDF

Referências


BEINEKE, Viviane. A atividade de composição musical na educação musical escolar: projeto de pesquisa. XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME na América Latina, 2007.

DEWEY, J. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa.15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulinas, 2012.

SOUZA, Jusamara (Org.). Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Sulina, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/irdemcp2.v3i4.1550

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


      ISSN 2594-407X

 

                                       URL: https://cp2.g12.br/ojs/index.php/interludio

                                           email: interludiorevista@hotmail.com

 

                                     Publicação do Departamento de Educação Musical (DEM)

                                                         em parceria com 

                       Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC)

                                                   Pró-Reitoria de Ensino (PROEN)

                   Curso de Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica (DEM)

                                                         

 Este trabalho está licenciado com uma Licença

 Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.