Multiculturalismo e ancoragem social dos discursos: Possíveis bases para uma Educação musical contemporânea

Renan Santiago de Souza

Resumo


Este artigo tem como objetivo mostrar a urgência da existência de uma abordagem embasada nos pressupostos do multiculturalismo no ensino de Música para a Educação Básica brasileira. A relevância dos argumentos aqui expostos se justifica porque uma abordagem multicultural corrobora para a identificação dos fenômenos sociais negativos que devem ser desestimulados.  Com a promulgação da lei 11.769/2008, que trata da presença do conteúdo música na Educação Básica, as práticas educativas devem se adaptar a essa demanda. O conceito de ancoragem social dos discursos é utilizado como possibilidade de se conceber uma educação musical multicultural que concilie os conteúdos específicos de música com a discussão de temas sociais relevante.


Palavras-chave


Educação Musical; Educação Básica; Multiculturalidade;

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/irdemcp2.v3i4.1551

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