Escola de Música de Manguinhos: refletindo sobre o ensino não formal e informal e suas possíveis contribuições para o ensino formal

Paulo Roberto de Oliveira Coutinho

Resumo


Esta proposta de pesquisa consiste em verificar a aplicabilidade dos princípios de ensino coletivo de música, adotados na Escola de Música de Manguinhos (EMM), no âmbito do ensino regular da rede pública do Rio de Janeiro. O referencial teórico é embasado por estudos que investigam as contribuições dos princípios do ensino coletivo de música, buscando a interação entre procedimentos da educação formal, não formal e informal (ARROYO, 2000; QUEIROZ, 2004; GREEN, 2005, 2012; TOURINHO, 1995; CRUVINEL, 2005). Contará com uma abordagem qualitativa, a partir de procedimentos como observação participante, entrevistas semiestruturadas e a análise documental. Com a triangulação (FREIRE, 2010; TRIVIÑOS, 2011; FLICK, 2009) realizada com base nesses três procedimentos de pesquisa, procuraremos analisar as práticas pedagógicas de cinco professores de música que atuam na EMM e respectivamente nas escolas da rede pública situadas no estado do Rio de Janeiro, verificando distâncias e aproximações entre as práticas musicais desenvolvidas nos respectivos espaços.

Palavras-chave


Ensino coletivo; Educação formal; Não formal; Informal;

Texto completo:

PDF

Referências


ARROYO, Margarete. Um olhar antropológico sobre práticas de ensino e aprendizagem musical. Revista da ABEM. n. 5, setembro de 2000.

CRUVINEL, Flávia Maria. Educação musical e transformação social: uma experiência com ensino coletivo de cordas. Goiânia: Instituto Centro Brasileiro de Cultura, 2005.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREIRE, Bellard, Vanda. Horizontes da pesquisa em música. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2010.

______. Bellard, Vanda; FREIRE, Bellard João Miguel; JARDIM, Helen. Avaliando o ensino coletivo de instrumento na Escola de Música de Manguinhos. In: ABEM – artigo apresentado no congresso Educação musical para o Brasil no Século XXI: desafios e possibilidade para o ensino de música na escola, 2011.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara/Koogan, 1989.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos socais. São Paulo: Cortez, 2010.

GREEN, Lucy. How Popular Musicians Learn: a way for music education. England: Ashgate, 2002.

______. O ensino da música popular em si, para si mesma e para “outra” música: uma pesquisa atual em sala de aula. Revista da ABEM, Londrina – v. 20, n. 28, 61-80, 2012.

MINAYO, Maria C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

PENNA, Maura. Poéticas musicais e práticas sociais: reflexões sobre a educação musical diante da diversidade. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 13, set, 2005.

QUEIROZ, Luiz Ricardo Silva. Educação musical e cultura: singularidade e pluralidade cultural no ensino e aprendizagem da música. Revista da ABEM, Porto alegre, v. 10, 99-107, Marc. 2004.

SANTOS, Regina Marcia Simão. Aprendizagem musical não-formal em grupos culturais diversos. Cadernos de Estudo-Educação Musical. Atravez, Associação artístico cultural, 1988.

SANTOS, Regina. M. S.; DIDIER, Adriana R.; VIEIRA, Eliane Maria; ALFONZO, N. Ruiz. Pensar música, cultura e educação hoje. In: Música Cultura e Educação: múltiplos espaços de educação musical. Porto Alegre: Sulina, 2012. 2. ed.

SWANWICK, Keith. Ensinando musica musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.

TOURINHO, Ana Cristina G. S. A. A motivação e o desempenho escolar na aula de violão em grupo: influência do repertório de interesse do aluno. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 1995, 138p.

TRIVIÑOS, Augusto N. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais. A pesquisa qualitativa em educação. 20. reimp. São Paulo: Atlas, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/irdemcp2.v3i4.1555

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


      ISSN 2594-407X

 

                                       URL: https://cp2.g12.br/ojs/index.php/interludio

                                           email: interludiorevista@hotmail.com

 

                                     Publicação do Departamento de Educação Musical (DEM)

                                                         em parceria com 

                       Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC)

                                                   Pró-Reitoria de Ensino (PROEN)

                   Curso de Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica (DEM)

                                                         

 Este trabalho está licenciado com uma Licença

 Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.