Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: a música como elemento de integração

Liliam Cafieiro Ameal Salgado, Wasti Silvério Ciszevski Henriques, Thelma Nunes Taets, Ronaldo Murtinho Braga Cotrim

Resumo


O presente trabalho refere-se a um relato de experiência de uma proposta de integração entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental por meio da prática musical, realizada em 2014. A proposta está apoiada na abordagem sócio interacionista (VYGOTSKY, 1989), com foco na prática musical (SMALL, 1995). O brincar foi o eixo integrador da experiência (HORTÉLIO, 2003) e propiciou vivências sócio interativas entre crianças de diferentes faixas etárias. Observamos que esta proposta teve papel fundamental e integrador neste processo de passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, um dos principais desafios na vida escolar das crianças.

Palavras-chave


Educação Musical; Educação Infantil; Ensino Fundamental; Brincar; Integração;

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Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Departamento de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006. Disponível em . Acesso em 28 set. 2015.

HORTÉLIO, Lydia. Brincar é o último reduto de espontaneidade que a humanidade tem. In: Pátio Educação Infantil, Ano I, n. 3, Dez. 2003; Mar. 2004.

SMALL, Christopher. Musicking: a ritual in social space. Cielo, Texas, Apr. 1995. Disponível em< http://www.musikids.org/musicking.html>. Acesso em 29 set. 2015.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. Tradução coordenada pelo Grupo de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos. Departamento de Ciências Biomédicas da USP. São Paulo: Martins Fontes, 1989.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/irdemcp2.v3i4.1560

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