O Fazer: Experimentando a Fantasia

Mônica Repsold, Katia Faissol

Resumo


Este trabalho relata uma experiência pedagógica com a utilização de tecnologia em uma situação de excepcionalidade ocorrida com cinco turmas da primeira série do Ensino Médio na Disciplina Educação Musical, do Colégio Pedro II, Campus Humaitá II. Nesta situação, foi adotado o software online creating music como meio facilitador da aprendizagem dos Parâmetros do Som e Formas Musicais, através da Composição, utilizando a metáfora do desenho.


Palavras-chave


Educação Musical; Tecnologias na Educação Musical; Educação Básica;

Texto completo:

PDF

Referências


BAUER, William I. Music Learning Today: Digital Pedagogy for Creating, Performing, and Responding to Music. USA, Oxford University Press, NY. 2014.

BIANCHETTI, L. Dilemas e perspectivas para atuação dos Orientadores Educacionais no Contexto da chamada pós-modernidade. In Cadernos- Produção, vida e sentido. Porto Alegre, AOERGS, a. 1, n. 1, p.28-44, 1997.

Disponível em

. Acesso em 22 jul. 2015.

DOSTOIESVSKY, F. M. O adolescente. Rio de Janeiro: José Olympio, 1960.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

KUPFER, MCM. Educação para o futuro. São Paulo: Escuta, 2000.

SAVAGE, Jonathan & Fautley, M. Creativity in Secondary Education.2007.

TAVARES, RS. Aspectos Psicológicos. In: Ribeiro, M. O prazer e o pensar, v.1. São Paulo: Gente, 1999.

VILLARDI, R.; OLIVEIRA, E.G. Tecnologia na educação: uma perspectiva sócio-interacionista. Rio de Janeiro: Dunya, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/irdemcp2.v3i4.1564

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


      ISSN 2594-407X

 

                                       URL: https://cp2.g12.br/ojs/index.php/interludio

                                           email: interludiorevista@hotmail.com

 

                                     Publicação do Departamento de Educação Musical (DEM)

                                                         em parceria com 

                       Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC)

                                                   Pró-Reitoria de Ensino (PROEN)

                   Curso de Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica (DEM)

                                                         

 Este trabalho está licenciado com uma Licença

 Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.