“Pesquisando e Cantando...” – História, Organização, Análise e Performance de Obras Corais do Acervo de Educação Musical do Colégio Pedro II Campus Centro

Clara Fernandes Abuquerque, Moara Abbaymi Oliveira dos Santos, Inahra Cabral Alves da Silva, Débora Lacerda de Freitas, Ernesto David Pari Loaiza

Resumo


Neste trabalho, procuraremos apresentar o projeto “Pesquisando e Cantando...”, iniciado no ano de 2015 no Colégio Pedro II Campus Centro, bem como seus resultados parciais. Coordenados pela professora de Educação Musical Clara Albuquerque, estão envolvidos quatro alunos da 1a série do Ensino Médio, bolsistas de Iniciação Artística. A principal finalidade do grupo é a organização, catalogação, análise e execução das partituras para canto coral do Acervo de Educação Musical do Campus Centro. Também são objetivos da pesquisa levantar dados para a construção da história da prática coral neste campus, bem como a apresentação de produtos musicais e textuais. A primeira etapa consistiu na separação do material coral, e sua ordenação e acondicionamento por idioma, e por ordem alfabética do título. Pretendemos dar continuidade à catalogação nos baseando no Manual de Catalogação de Partituras da Biblioteca da Escola de Comunicação e Artes - ECA. Até o momento nos foi possível constatar que a grande maioria das obras está em português, e que, dentre as partituras encontradas, estão aquelas que enfatizam um caráter cívico e nacionalista do ensino, além de outras que comprovam a inserção religiosa na prática coral deste campus. Com esta pesquisa, também o coral do Campus Centro pôde ser reorganizado e voltar à atuação, contando com a participação de alunos voluntários do 6º ano do Ensino Fundamental à 3a série do Ensino Médio. Acreditamos que, com esta pesquisa, estamos contribuindo para ampliar e diversificar as oportunidades de ensino e aprendizagem em música, além de auxiliar na construção da história da prática musical na instituição e na manutenção do diálogo entre passado, presente e futuro.


Palavras-chave


História da Prática Musical; Acondicionamento de Partituras; Catalogação; Canto Coral; Campus Centro;

Texto completo:

PDF

Referências


ROCHA, Inês de Almeida. Música para a juventude: práticas de educação musical, canto orfeônico e manuais escolares no Colégio Pedro II. In: XI Congreso Iberoamericano de História de la Educación Latinoamericana (CIHELA), 2014, Toluga. Anais do XI Congreso Iberoamericano de História de la Educación Latinoamerican. Toluga: El Colégio Mexiquense / SOMEHDE, 2014. v. 1. p. 4843-4854.

RECINE, Analúcia dos Santos Viviani; MACAMBYRA, Marina. Manual de catalogação de partituras da Biblioteca da ECA. 2. ed. rev. São Paulo: Serviço de Biblioteca e Documentação/ECA/USP, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/irdemcp2.v3i4.1565

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


      ISSN 2594-407X

 

                                       URL: https://cp2.g12.br/ojs/index.php/interludio

                                           email: interludiorevista@hotmail.com

 

                                     Publicação do Departamento de Educação Musical (DEM)

                                                         em parceria com 

                       Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC)

                                                   Pró-Reitoria de Ensino (PROEN)

                   Curso de Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica (DEM)

                                                         

 Este trabalho está licenciado com uma Licença

 Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.