Mulheres professoras de música e sua produção didática: um olhar historiográfico

Susana Cecilia Igayara-Souza

Resumo


Este trabalho analisa livros didáticos de mulheres professoras em três diferentes espaços educativos: a formação de professores para a escolarização formal, o ensino superior de música e a formação teórico-analítica para intérpretes em cursos privados, representados respectivamente por Ceição de Barros Barreto, Antonietta de Souza e Sofia Melo Oliveira. As autoras selecionadas fazem parte de um conjunto estudado em pesquisa anterior no âmbito da História da Educação, que analisou a produção de 36 diferentes autoras entre as seis primeiras décadas do século XX. Como resultados, conclui-se que o impresso foi o meio privilegiado para os materiais didáticos e que a prática musical é privilegiada nos processos de aprendizagem musical. Pretende-se, portanto, demonstrar a importância do livro didático de música como fonte para a história da educação musical no Brasil em seus múltiplos contextos.

 


Palavras-chave


Mulheres professoras; Livro didático; História da Educação Musical no Brasil.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/irdemcp2.v4i6.1573

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