PONDERAÇÕES EM TORNO DE DUAS CIDADES: a educação musical do Brasil nas primeiras décadas do século XX
Resumo
Este texto apresenta alguns aspectos sobre a Educação Musical escolar desenvolvida no início do século XX no Brasil em trabalhos protagonizados por dois educadores musicais, um na cidade de São Paulo – João Gomes Júnior – e outro na cidade do Rio de Janeiro – Heitor Villa-Lobos. Para melhor compreender relações entre essas propostas educativas essas cidades, buscamos conhecer o nacionalismo na música e o movimento pré-modernista que precedeu e culminou na Semana de Arte Moderna. Concluímos que ambas propostas podem ser melhor compreendidas, quando observados aspectos sociais, econômicos e políticos da estrutura educacional, assim como os aspectos culturais específicos de cada localização geográfica, na temporalidade em que as ações educativas se desenvolveram.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
CARVALHO, José Murilo de. Sobre o pré-modernismo. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1988.
FUKS, Rosa. O discurso do silêncio. Rio de Janeiro: Enelivros, 1991. (Série Música e Cultura, no. 1).
GAZETA MUSICAL. Rio de Janeiro: Imprensa a vapor H. Lombaerts e Comp., Anno I, no.1, 1891.
HARNOUNCOURT, Nikolaus. O discurso dos sons. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.
KIEFFER, Bruno. História da música brasileira. Porto Alegre: movimento, 1977.
LIMA, Alceu Amoroso. Quadro sintético da literatura brasileira. In: Obras completas de Alceu Amoroso Lima. V. 30, 2ª. ed. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1959.
NEVES, José Maria. Música contemporânea brasileira. São Paulo: Ricordi, 1981.
VILLA-LOBOS, Heitor. O ensino popular da música no Brasil. Rio de Janeiro: Oficina Gráfica da Secretaria Geral de Educação e Cultura, 1937.
DOI: http://dx.doi.org/10.33025/irdemcp2.v5i7.1802
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2594-407X
URL: https://cp2.g12.br/ojs/index.php/interludio
email: interludiorevista@hotmail.com
Publicação do Departamento de Educação Musical (DEM)
em parceria com
Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC)
Pró-Reitoria de Ensino (PROEN)
Curso de Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica (DEM)
Este trabalho está licenciado com uma Licença
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.