Alguns desafios para continuar sendo professor de música na Educação Básica

Inês de Almeida Rocha

Resumo


O ensino de música em escolas de Educação Básica oferece alguns desafios que ora apresentam-se com dimensões nunca antes previstas, ora mostram a mesma faceta de antigos problemas.  Como lidar com essa dualidade no cotidiano da vida escolar?  A partir de minha vivência como professora de Educação Musical em Instituições de Educação Básica no Rio de Janeiro, apresento aqui algumas reflexões sobre práticas pedagógicas musicais.  Busco trazer elementos para a troca de ideias e, talvez, provocar novas reflexões tendo como base quatro eixos que norteiam a ação pedagógica do educador musical na atualidade: ser professor, ser pesquisador, ser músico e ser produtor musical.

 

 


Palavras-chave


Ensino de Música; Educação Básica; Professor de Música; Práticas Pedagógico-Musicais; Cotidiano Escolar.

Texto completo:

PDF

Referências


SARAMAGO, José. Viagem a Portugal. São Paulo: Companhia das Letras, 1997

SARAMAGO, José. Ensaios sobre a cegueira. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2002

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/irdemcp2.v5i8.1808

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


      ISSN 2594-407X

 

                                       URL: https://cp2.g12.br/ojs/index.php/interludio

                                           email: interludiorevista@hotmail.com

 

                                     Publicação do Departamento de Educação Musical (DEM)

                                                         em parceria com 

                       Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC)

                                                   Pró-Reitoria de Ensino (PROEN)

                   Curso de Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica (DEM)

                                                         

 Este trabalho está licenciado com uma Licença

 Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.