O ritornelo, a teoria espiral e as metáforas: possíveis associações entre o pensamento de Deleuze e Guattari, e Swanwick

Gustavo Rapozeiro França

Resumo


O presente texto apresenta o conceito de ritornelo de Deleuze e Guattari (1997) e, tem por objetivo, estabelecer conexões do conceito com o pensamento de Swanwick (2003; 2014) e Swanwick e Tillman (1986). Inicía-se com uma explanação acerca do ritornelo e, logo após, apresenta-se o pensamento de Swanwick, suas contribuições para a área da educação musical e propõe relações entre os autores apresentados. Embora não seja comprovada qualquer ligação entre os autores, busca-se, neste texto, demonstrar, por meio de uma revisão bibliográfica, a possibilidade de associação entre suas ideias. Conclui-se que o conhecimento do pensamento dos autores citados pode ser relevante para o trabalho dos educadores musicais, bem como podem ser encontradas conexões entre suas teorias.

Palavras-chave


Ritornelo; Teoria Espiral do Desenvolvimento Musical; Gilles Deleuze. Félix Guattari; Keith Swanwick.

Texto completo:

PDF

Referências


COSTA, Maria Clara; BARBOSA, Jaime. Filipe. Avaliação da performance instrumental pelos professores de trompete: questões e desafios. Per Musi. Belo Horizonte, n.31, 2015, p.134-148.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil Platôs – Capitalismo e esquizofrenia, vol 4. Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34 ltda, 1997.

DICIO.Dicionário Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/ritornelo/ Acesso em: 20 Dez 2017.

OXFORD MUSIC ONLINE. Grove Music Online. Disponível em: http://www.oxfordmusiconline.com/grovemusic/view/10.1093/gmo/9781561592630.001.0001/omo-9781561592630-e-0000023526 Acesso em: 19 Jun 2018.

OXFORD ADVANCED LEARNER´S DICIONARY. Fourth edition. Oxford University Press, 1989, p. 459.

PIAGET, Jean. A epistemologia genética. Os pensadores. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.

_______________. Música, mente e educação. Tradução Marcell Silva Steuernagel. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

SWANWICK, Keith; TILLMAN, June. The sequence of musical development: a study of children’s composition. British Journal of Music Education. Cambridge Journals, Cambridge. Vol. 3, p. 305-339, 1986.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/irdemcp2.v6i9.1829

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


      ISSN 2594-407X

 

                                       URL: https://cp2.g12.br/ojs/index.php/interludio

                                           email: interludiorevista@hotmail.com

 

                                     Publicação do Departamento de Educação Musical (DEM)

                                                         em parceria com 

                       Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC)

                                                   Pró-Reitoria de Ensino (PROEN)

                   Curso de Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica (DEM)

                                                         

 Este trabalho está licenciado com uma Licença

 Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.