Notação musical no Ensino Fundamental: uma proposta de recurso didático

Maurício Carvalho Durão Barbosa, Christine Sertã Costa

Resumo


O presente trabalho apresenta um recurso didático para ser utilizado nas aulas de Educação Musical do Ensino Básico que se propõe a oferecer uma vivência concreta dos elementos da música e dos parâmetros do som por meio da prática da leitura musical. A escrita musical e sua leitura estão presentes durante o processo de ensino e aprendizagem da música, porém ainda há abordagens essencialmente teóricas acerca da notação musical e do solfejo. O desafio de conduzir os estudantes em seus primeiros passos na formação dos conceitos sobre os quais se constrói a música, tendo a notação como aliada, é exposto ao longo do presente texto. Desse modo, busca-se contribuir com a alfabetização musical no Ensino Básico e refletir sobre o papel da leitura como um meio de estimular a consciência acerca das dimensões musicais ao destacar seu potencial na organização do espaço sonoro.

 


Palavras-chave


Educação musical; Alfabetização musical; Solfejo.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Maurício C. Durão. Notas-sons musicais: um olhar sobre a alfabetização musical. 2018. 77f. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica), Rio de Janeiro, 2018.

CIAVATTA, Lucas. O passo: um passo sobre as bases de ritmo e som. Rio de Janeiro: L. Ciavatta, 2009.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação, São Paulo: Editora UNESP, 2005

HINDEMITH, Paul. Treinamento elementar para músicos. São Paulo: Ricordi, 1983.

JOURDAIN, Robert. Música, cérebro e êxtase. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998.

MALAQUIAS, Tadeu A.; VIEIRA, Alboni M. D. P. A alfabetização musical e os paradigmas educacionais. Santa Cruz do Sul: Revista Reflexão e Ação, v. 24, n. 1, p. 329-347, Jan./Abr. 2016. http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index

PRIOLLI, Maria Luísa de Mattos. Princípios básicos da música para a juventude. Rio de Janeiro: CIA. Brasileira de Artes Gráficas, 1961

RODRIGUES, Iramar E. A rítmica de Emile Jacques Dalcroze. Genebra: Instituto Dalcroze, 1975.

SÁ, Gazzi Galvão de. Musicalização: método Gazzi de Sá. Rio de Janeiro: Os Seminários de Música Pro-Arte, 1990.

SCHURMANN, Ernst F. A música como linguagem: uma abordagem histórica. São Paulo: Brasiliense, 1990.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/irdemcp2.v7i11.2965

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


      ISSN 2594-407X

 

                                       URL: https://cp2.g12.br/ojs/index.php/interludio

                                           email: interludiorevista@hotmail.com

 

                                     Publicação do Departamento de Educação Musical (DEM)

                                                         em parceria com 

                       Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC)

                                                   Pró-Reitoria de Ensino (PROEN)

                   Curso de Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica (DEM)

                                                         

 Este trabalho está licenciado com uma Licença

 Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.