Notação musical no Ensino Fundamental: uma proposta de recurso didático
Resumo
O presente trabalho apresenta um recurso didático para ser utilizado nas aulas de Educação Musical do Ensino Básico que se propõe a oferecer uma vivência concreta dos elementos da música e dos parâmetros do som por meio da prática da leitura musical. A escrita musical e sua leitura estão presentes durante o processo de ensino e aprendizagem da música, porém ainda há abordagens essencialmente teóricas acerca da notação musical e do solfejo. O desafio de conduzir os estudantes em seus primeiros passos na formação dos conceitos sobre os quais se constrói a música, tendo a notação como aliada, é exposto ao longo do presente texto. Desse modo, busca-se contribuir com a alfabetização musical no Ensino Básico e refletir sobre o papel da leitura como um meio de estimular a consciência acerca das dimensões musicais ao destacar seu potencial na organização do espaço sonoro.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/irdemcp2.v7i11.2965
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