Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais

A Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais (2594-5580) do Departamento Pedagógico de Informática Educativa do Colégio Pedro II,  além de servir ao debate de temas ligados à utilização e ao desenvolvimento de meios e recursos para a construção social do conhecimento, agregando a tecnologia à rotina da sala de aula,  destina-se à divulgação de produções acadêmicas que tratem de métodos, modelos e conceitos pelas quais a tecnologia digital pode beneficiar processos educacionais.

CHAMADA 2020

Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais – ISSN 2594-5580

Prezados pesquisadores, estamos com a chamada da revista Interdisciplinar Parcerias Digitais aberta para 2020. Receberemos artigos de professores e/ou pesquisadores das áreas de tecnologias educacionais ou afins para compor o volume 3, com publicação prevista para o mês de dezembro de 2020.

Data limite para recebimento de artigos: 30/09/2020. Submissões prorrogadas até o dia 10/11/2020 Novo prazo: 30 de novembro de 2020.

Os trabalhos devem ser enviados pelo Sistema Eletrônico de Editoração desta Revista. Todo o processo de submissão, avaliação, edição e acompanhamento é feito através desse sistema. As orientações quanto aos procedimentos de submissão estão disponíveis em  Orientações de Submissão.

O(a) autor(a) deve primeiramente realizar o procedimento de Cadastro de Autores na revista. Na tela de cadastro de autores, deve-se marcar a opção "Autor: Pode submeter à revista". Em seguida, os autores devem submeter seu trabalho.

V. 3. – Volume temático

Tema: A educação em tempos de pandemia: experiências digitais, desafios e perspectivas.

Organizadores: 

Profa. Alexandra Camargo Alves, Colégio Pedro II
Prof. Alex de Santana Rodrigues, Colégio Pedro II
Profa. Aline Musse Alves Pereira, Colégio Pedro II
Profa. Elizabeth Domiciano Paes, Colégio Pedro II
Profa. Liliana Cristina Pery, Colégio Pedro II
Profa. Lizandra da Silva Assunção, Colégio Pedro II
Profa. Simone Silva Cunha, Colégio Pedro II

Ementa: No estado atual, avanços e tendências futuras sobre a construção de conhecimentos mediada por tecnologias requerem um aprofundamento reflexivo sobre a forma como a escola e os professores podem mobilizar conhecimentos com as tecnologias digitais.  Este volume da Revista Parcerias Digitais abre espaço para trabalhos que disseminem estudos e investigações pedagógicas de como está ocorrendo a educação em tempos de pandemia em que há uma intensificação das conexões digitais na (re)construção dos saberes, oportunizando novas configurações das práticas pedagógicas. 

A proposta é apresentar trabalhos das diversas áreas do conhecimento que abordem a educação e tecnologias, no âmbito de suas complexidades, no sentido de gerar reflexões, discutir problemáticas e divulgar caminhos orientados dentro das seguintes linhas temáticas:

  • Experiências com as tecnologias durante a pandemia e o isolamento social.
  • Aulas em diferentes formatos: ações realizadas.
  • Desafios da educação infantil no contexto online.
  • Exclusão digital e precarização do ensino: as dificuldades da educação online.
  • Avaliação da aprendizagem através de recursos tecnológicos e digitais.
  • O contexto dos alunos da educação especial no ensino online. 
  • Educação especial na perspectiva do ensino online
Os textos precisam ser inéditos e se adequarem ao escopo da revista.



Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição  4.0 Internacional.