Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais

A Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais (ISSN 2594-5580) do Departamento Pedagógico de Informática Educativa do Colégio Pedro II, busca contribuir com reflexões que ampliem o debate e discussões sobre métodos, modelos e conceitos envolvendo questões educacionais dos diferentes níveis de ensino, cuja temáticas estejam ligadas à utilização e ao desenvolvimento de meios e recursos permeados pelas tecnologias digitais, agregada às práticas pedagógicas ambientadas em diferentes espaços de aprendizagem.


CHAMADA PARA VOLUME 5 (2021.2) - Seminário Mídias & Educação

Estamos com a chamada da revista Interdisciplinar Parcerias Digitais aberta para o segundo semestre de 2021. Neste volume especial, receberemos artigos de professores e/ou pesquisadores das áreas de tecnologias educacionais ou afins que desejam apresentar seus trabalhos no Seminário Mídias & Educação.

O Seminário Mídias & Educação é um evento de formação voltado a professores e pesquisadores das diferentes redes de ensino. Acontece bienalmente e é uma iniciativa do Departamento de Informática Educativa. Buscamos compartilhar os conhecimentos construídos na prática pedagógica, dialogando acerca da utilização dos recursos tecnológicos diante do cenário atual e oferecendo espaço para a troca de saberes e experiências entre professores e pesquisadores.

Desde a primeira edição, o Seminário Mídias & Educação objetiva compartilhar experiências e vivências de práticas de sala de aula com uso de tecnologias digitais. Nesta nona edição, cuja temática é “Tecnologias Digitais em cenários diversificados: o fazer pedagógico em tempos de mudança”, que pela primeira vez será totalmente on-line, iremos refletir sobre o momento atual no qual a educação, como todos os setores da sociedade, passa por transformações em que a tecnologia se torna meio/ferramenta fundamental para possibilitar os processos de ensino e de aprendizagem. Precisamos manter aberto o diálogo acerca dos diversos caminhos já trilhados e que ainda podemos trilhar, que contribuam para um uso crítico de tais tecnologias e possibilitem o protagonismo docente e discente.

Submissão de artigos: até 20/09/21.

Resultado Final: 11/10/21.

Eixos Temáticos:

  1. Desafios do ensino online em tempos de pandemia e pós pandemia
  2. Relações interpessoais nas plataformas educacionais (ensino online)
  3. Impactos do isolamento social e do ensino remoto no currículo e na cultura digital
  4. Abordagens e práticas de avaliação no ensino remoto 

Normas para a submissão: Template-SME-versao-nao-identificada (versão PDF)

Utilize o modelo a seguir: Template-SME-versao-nao-identificada

Os trabalhos devem ser enviados pelo Sistema Eletrônico de Editoração desta Revista. Todo o processo de submissão, avaliação, edição e acompanhamento é feito através desse sistema. As orientações quanto aos procedimentos de submissão estão disponíveis em  Orientações de Submissão.

O(a) autor(a) deve primeiramente realizar o procedimento de Cadastro de Autores na revista. Na tela de cadastro de autores, deve-se marcar a opção "Autor: Pode submeter à revista". Em seguida, os autores devem submeter seu trabalho.

Editores da Revista: 

Profa. Alexandra Camargo Alves, Colégio Pedro II
Prof. Alex de Santana Rodrigues, Colégio Pedro II
Profa. Liliana Cristina Pery de Oliveira, Colégio Pedro II
Profa. Simone Silva Cunha, Colégio Pedro II



Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição  4.0 Internacional.