Vol. 4, No 4 (2021)

Tecnologias & Processos Educacionais em Movimento

A equipe editorial da Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais, do Departamento de Informática Educativa do Colégio Pedro II, tem a grande satisfação de apresentar a publicação do seu volume 4, cuja temática é: Tecnologias & Processos Educacionais em Movimento. 

Neste volume, contamos com a publicação de quatro artigos, mostrando como as tecnologias digitais fomentam saberes e experiências diferenciadas, de acordo com sua aplicação nos processos educacionais. Além disso, buscam destacar como as tecnologias digitais vêm se inserindo no contexto educacional, diante desse cenário pandêmico, como possíveis respostas a perguntas que poderão nos conduzir a novas investigações.

O artigo “O uso de podcasts no ensino-aprendizagem de biologia: um estudo com estudantes de ensino médio” traz para o debate a potencialidade do uso do podcast no ensino remoto e como recurso complementar ao ensino presencial da disciplina de Biologia. Na publicação “Identidade visual afetiva: Estratégias de design nos ambientes virtuais de aprendizagem”, os autores apresentam estratégias visuais e didáticas fazendo uso de ferramentas tecnológicas, que possam contribuir para o engajamento de uma aprendizagem mais significativa e colaborativa nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).

Apresentando a construção de um projeto interdisciplinar para as séries finais do Ensino Fundamental, por meio de um AVA, o artigo “Novos Hábitos em Tempos de Pandemia: uma Proposta Interdisciplinar no Ensino Remoto” se propõe também a discutir o modelo interdisciplinar de AVA, a partir do viés da Teoria da Complexidade. O artigo “Formação Continuada em tempo de pandemia: relato de uma experiência no CEFET/RJ” apresenta os resultados do seminário on-line Desafios e possibilidades de educação com o isolamento social. Este seminário foi um espaço de formação continuada de profissionais do magistério, com reflexões de debates acerca do isolamento social.

A todos, desejamos uma boa leitura! 

Alexandra Camargo Alves, Alex de Santana Rodrigues, Liliana Cristina Pery de Oliveira e Simone Silva Cunha

Sumário

Artigos

Identidade visual afetiva: Estratégias de design nos ambientes virtuais de aprendizagem Download PDF
Luanna Silva Alves, Nathalia Pires Nogueira
Novos Hábitos em Tempos de Pandemia: uma Proposta Interdisciplinar no Ensino Remoto Download PDF
Marineuza Souza dos Santos, Alisson Jardel Pereira Silva, Cintia Daniele da Silveira Picalho
O uso de Podcast no ensino-aprendizagem de Biologia: um estudo com estudantes de Ensino Médio Download PDF
Artur Emílio Nunes, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda
Formação continuada em tempo de pandemia: relato de uma experiência no Cefet/RJ Download PDF
Simone Regina de Oliveira Ribeiro, Ana Letícia Couto Araujo, Margareth Míria Rodrigues Olinto Amaral


Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição  4.0 Internacional.