PIBID NA FESTA DA CUCA: CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta pedagógica desenvolvida a partir da observação e do acompanhamento de uma turma de crianças com cinco anos do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo, do Colégio Pedro II, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A proposta foi idealizada pelas licenciandas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) participantes do PIBID, com vistas à ampliação do repertório cultural das crianças por meio do contato com elementos do folclore brasileiro. As experiências aqui tratadas mobilizaram a compreensão de que a docência é sobre ensinar e aprender. Nesse contexto, foi possível exercitar o fazer docente a partir do planejamento de projetos que acolhessem mudanças e situações inesperadas. No movimento de conhecer e escutar as crianças, que constituem o centro do planejamento curricular conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), exercitamos a proposição de atividades que partissem dos interesses das crianças, potencializando as vozes e expressões infantis.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.