A METODOLOGIA DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PEDAGOGIA FREIREANA

Valeria Martins, Jaqueline Regina, Joana Lima

Resumo


Este texto tem como objetivo tecer reflexões sobre a metodologia de projetos desenvolvida na Educação Infantil em consonância com a perspectiva dialógica de Paulo Freire. A partir dessa articulação, é apresentado o projeto Lagartas, desenvolvido por uma turma de Educação Infantil do Colégio de Aplicação da UFRJ. De modo geral, o texto apresenta que é no trabalho com as crianças que se inicia a educação humanizadora defendida por Freire.


Palavras-chave


Educação Infantil; Pedagogia freiriana; Metodologia de projetos.

Texto completo:

PDF HTML

Referências


BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. D. G. S. Projetualidade em diferentes tempos: na escola e na sala de aula. In, Projetos pedagógicos na Educação Infantil. Dados eletrônicos – Porto Alegre: Artmed, 2008, P. 35-52

CORSINO, Patrícia. Trabalhando com projetos na Educação Infantil. In: CORSINO, Patrícia (org). Educação Infantil: cotidiano e políticas. Campinas, SP. Autores Associados, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, v. 17 - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53º ed – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

KOFF, A. M. N. S. Educação intercultural crítica e trabalho centrado em projetos: um diálogo criativo. In, Revista Digital Formação em Diálogo. Rio de Janeiro, vol. 4, nº 2, dezembro de 2019.

PELOSO, F. C. Paulo Freire e a Educação da Infância: Contribuições à Educação Social a partir da obra Pedagogia do oprimido. Cadernos de pesquisa: pensamento educacional, Curitiba, v. 12, n.30, p. 39-56, jan./abr. 2017. Disponível em .

TIRIBA, L. Educação Infantil como direito e alegria. Laplage em Revista (Sorocaba), vol.3, n.1, jan.-abr. 2017, p.72-86. Disponível em: https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/286. Acesso em: 03 de junho de 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.