CRIANÇAS E ESTÁTUAS: O RELATO DE UM PROJETO PELA EXPERIÊNCIA DO BRINCAR

Camila Machado Lima, Fernanda Alves Vendas

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar uma experiência de projeto de trabalho desenvolvido em uma turma composta por 12 crianças de 4 anos de idade (grupamento II) na Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II, no terceiro trimestre do ano de 2014. A essência deste projeto partiu de uma brincadeira muito comum do nosso grupo: estátua. Considerando o cotidiano escolar como espaço/tempo de acontecimentos, do inesperado e das possibilidades, adentramos no universo infantil da brincadeira de estátua para aprender com as crianças outras linguagens e experienciar modos outros de viver esta brincadeira. Um fato singular do cotidiano. Os princípios que nortearam este projeto foram: participação das crianças nas etapas do processo, experiência com diferentes linguagens, brincadeira como ato de cultura e criação das crianças.

Palavras-chave


Educação Infantil; Pedagogia de Projetos; Brincadeiras

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.