A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO NACIONAL DE JOSÉ VERÍSSIMO

Mariane Brito da Costa

Resumo


O presente artigo tem o objetivo de discorrer sobre as contribuições de José Veríssimo para a Educação Física escolar no século XIX, a partir da análise de sua obra Educação Nacional (1906) que trata da temática educação e Educação Física. Como metodologia, utilizou-se  da pesquisa  bibliográfica buscando compreender a relevância da Educação Física escolar no projeto educacional proposto por Veríssimo. No decorrer deste artigo, apresento a trajetória deste autor e outros aspectos que perpassam por sua vida, tendo em vista que a realidade social, política econômica e cultural em que ele estava inserido influenciaram em sua concepção de Educação Nacional. No segundo momento destaco as propostas e ideias defendidas por José Veríssimo e em seguida, a relevância da Educação Física escolar em sua obra.  A partir da análise, percebeu-se em seus inscritos que a Educação Física aparece como uma disciplina primordial no sistema educacional, provedora da regeneração do corpo. De modo, a apontar para a necessidade de introduzir essa disciplina nas escolas e, sobretudo nos costumes e hábitos motores, como um instrumento capaz de corrigir moralmente o corpo. Por fim, observou que essa concepção de Educação Física estava alicerçada nos marcos de um projeto de educação liberal embasado na construção de país moderno e civilizado.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Claudia. Problemas da relação educação na história brasileira. In: FELGUEIRAS, Margarida e VIEIRA, Carlos Eduardo (orgs). Cultura escolar, migrações e cidadania. Porto: sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2010, p. 145-162.

_______. A educação nacional de José Veríssimo. In: XAVIER, Maria do Carmo e HAMDAN, Juliana Cesário (orgs.) Clássico da educação brasileira, volume 2,Belo Horizonte: Mazza, 2011, p.27-48.

_______. Rosana Llopis. José Veríssimo Dias de Mattos: Um crítico na direção do Gymmnasio Nacional (1892-1898). Dissertação (mestrado em educação), Universidade Federal Fluminense, 2006, 266 f.

FRANÇA, Mª do P. Socorro Avelino Gomes de. José Veríssimo (1857-1916) e a Educação Brasileira Republicana: Raízes da Renovação Escolar Conservadora. 2004. 186 f. Tese (Doutorado em educação) - Faculdade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

_________. Mª do P. Socorro Avelino Gomes de. A educação escolar brasileira Republicana: O olhar de Veríssimo Dias de Mattos. In: IV congresso Brasileiro de história da educação. Goiânia, 2006, p. 1-10. Disponível em: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe4/individuaisoautorais/eixo06/Maria%20do%20Perpetuo%20Socorro%20Gomes%20de%20Souza%20Avelino%20de%20Franca%20-.pdf

KISHIMOTO, Tizuko M.; PINAZZA, Mônica A. Froebel: uma pedagogia do brincar para a infância. In: FORMOZINHO, Júlia. O. (et al). Pedagogia (s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 37-63.

GONÇALVES JUNIOR, L; RAMOS, G.N.S. A Educação Física escolar e a questão do gênero no Brasil e em Portugal. São Carlos: EdFSCar, 2005.

SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo, Cortez, 1983.

VERÍSSIMO, José. A educação nacional. 3° ed. Porto Alegre: Mercado Aberto 1985.

VERÌSSIMO, José. A Educação Nacional. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1906.

SILVA, Pierre N. Gomes. MARTINS, Marcelo Fernando Bulhões. A redenção do país pela regeneração do corpo: exigências para Educação Física na República. Revista de História, vol.15, João Pessoa, jul./dez., p.149-158, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v2i1.1141

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-5916

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.