JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS: REFLEXÕES E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Filipe Gabriel Ribeiro França, Luciana de Freitas Gomes

Resumo


Neste texto nos propomos a compartilhar uma experiência pedagógica construída a partir dos jogos e brincadeiras tradicionais nas aulas de Educação Física em uma escola pública da cidade de Juiz de Fora – MG. Para tanto, exploramos tais jogos e brincadeiras com as crianças assumindo-as enquanto produtoras de cultura e conhecimento no espaço escolar. Inicialmente as crianças fizeram entrevistas em casa com adultos e trouxeram para a aula os jogos e brincadeiras vivenciados por essas pessoas na infância. Em seguida, vivenciamos tais jogos e brincadeiras tradicionais durante as aulas e, por fim, produzimos um livro contendo os registros produzidos pelas crianças acerca da experiência com esses jogos e brincadeiras.


Palavras-chave


Educação Física Escolar; Jogos; Brincadeiras.

Texto completo:

PDF

Referências


COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 2012.

DAOLIO, Jocimar. Educação Física e Cultura. Revista Corpoconsciência, Cuiabá, n. 01, p. 11-18, 1998.

DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. 17ª edição. Campinas: Papirus, 2013.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 2003.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 19, p. 20-28, jan/abr. 2002.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Estudos do Lazer: uma introdução. 5ª edição. Revista Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2012.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

VAGO, Tarcísio Mauro. Educação Física na escola: para enriquecer a experiência da infância e da juventude. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v4i1.1389

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-5916

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.