ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO ENSINO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Janaína da Silva Ferreira, Gustavo da Motta Silva, Rosineide Cristina de Freitas, Ellen Aniszewski, José Henrique, Francis Natally de Almeida Anacleto

Resumo


A partir das contribuições de Pierre Bourdieu este ensaio promove uma análise das características sociológicas da unidade temática esporte na Educação Física escolar e suas implicações na formação cultural, crítica e social do aluno. Propõe-se uma reflexão acerca desta prática corporal desenvolvida nas escolas e suscitar possibilidades para uma intervenção pedagógica que integre esta prática nas diferentes categorias desta unidade temática, produzindo assim conceitos, valores e atitudes que sejam significativos à formação da cidadania. Utilizou-se uma abordagem bibliográfica de matriz exploratória, descritiva e explicativa. Compreende-se que o desafio atual dos estudos e práticas corporais do esporte na escola se constitui em problematizá-lo, de modo a promover reflexões sobre este fenômeno e contribuir para que o mesmo seja percebido criticamente em suas manifestações pelos alunos.


Palavras-chave


Esporte Escolar; Educação Física; Sociologia; Escola.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v4i1.1469

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