BULLYING: O NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE O TEMA POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Paula Fernandes da Silva de Oliveira

Resumo


com a aprovação da Lei 13.185 de 2015, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática, clubes e instituições de ensino devem criar medidas de prevenção e combate ao bullying, principalmente por meio da conscientização de toda a comunidade escolar, a fim de diminuir os impactos causados por este fenômeno. A presente pesquisa nasceu de questionamentos sobre reflexões, posicionamentos e atitudes desses profissionais diante dos possíveis casos de bullying que ocorrem dentro de suas respectivas escolas, com o objetivo de investigar e analisar o nível de conhecimento legal e técnico dos 15 professores de Educação Física atuantes em instituições públicas e privadas no Estado do Rio de Janeiro. Os resultados mostram que as ações que envolvem este fenômeno nas escolas, necessitam com urgência de atenção, no que tange ao oferecimento de capacitações para os professores, e trabalhos de combate ao bullying que sejam mais eficazes.


Palavras-chave


Educação; Educação Física Escolar; Bullying.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v5i2.3031

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