PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: um relato de experiência

Gabriela Simões, Ellen Aniszewski, Aline Wanderley de Barros, José Henrique dos Santos

Resumo


Esse trabalho objetivou relatar as experiências pedagógicas tanto na Instituição de Ensino Superior quanto na unidade escolar, de uma bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no subprojeto Educação Física. De abordagem qualitativa, caracteriza-se como um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, abarcando o período de julho de 2017 a fevereiro de 2018. Durante a vigência da bolsa, foram realizados estudos teóricos e experiências de prática pedagógica, ressaltando a importância da teoria, da reflexão e da criticidade acerca das ações propostas na escola. Ainda, foi possível planejar, vivenciar o processo de ensino-aprendizagem e estabelecer vínculos com o professor supervisor e com a realidade escolar. Em suma, acredita-se que o PIBID contribui para a formação docente inicial de qualidade.


Palavras-chave


Escola; Docência; Educação Básica; Formação profissional; Educação Física escolar

Texto completo:

PDF

Referências


ÁLVAREZ, L. M.; CÁMARA, J. M.; NAVARRO, H. R. Reflexión crítica y aportaciones de un programa de prácticas para estudiantes especialistas en Educación Física a partir de sus preocupaciones iniciales. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, Guadalajara, v. 34, n. 13-3, p. 59-76, jul., 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/47548651_Reflexion_critica_y_aportaciones_de_un_programa_de_practicas_para_estudiantes_especialistas_en_Educacion_Fisica_a_partir_de_sus_preocupaciones_iniciales. Acesso em: 25 set. 2020.

BEZERRA, G. O.; FERREIRA, L. G. A experiência de ensinar e aprender no PIBID: o ensino de Ciências e da Biologia. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 1, p. 545-564, 2019. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID596/v14_n1_a2019.pdf. Acesso em: 25 set. 2020.

BRASIL. PIBID - Apresentação. Ministério da Educação. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pibid/pibid. Acesso em: 25 set. 2020.

BURGGREVER, T.; MORMUL, N. M. A importância do PIBID na formação inicial de professores: um olhar a partir do subprojeto de Geografia da Unioeste-Francisco Beltrão. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia-MG, v. 8, n. 15, p. 98-122, jul./dez., 2017. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N15/Art6-v8-n15-Revista-de-Ensino-Burggrever-Mormul.pdf. Acesso em: 25 set. 2020.

CAPES. Portaria nº 46, de 11 de abril de 2016. Aprova o Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid. 2016. Disponível em: https://www.gov.br/capesimages/stories/download/legislacao/15042016-Portaria-46-Regulamento-PIBID-completa.pdf. Acesso em: 28 set. 2020.

CARVALHO, A. S. et al. O ato de planejar e a importância do planejamento na organização do profissional de Educação Física. EFDeportes.com: Revista Digital, Buenos Aires, año 16, n. 156, mai., 2011. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd156/o-ato-de-planejar-na-educacao-fisica.htm. Acesso em: 25 out. 2020.

DALLABONA, S. R.; MENDES, S. M. S. O lúdico na Educação Infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG, v. 1, n. 4, p. 107-112, jan./mar., 2004. Disponível em: https://conteudopedagogico.files.wordpress.com/2011/02/o-ldico-na-educao-infantil.pdf. Acesso em: 21 set. 2020.

DARIDO, S. C. Os conteúdos da educação física na escola. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (Coord.). Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 64-79.

LIMA, M. S. L. Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores. Revista Diálogo Educacional, v. 8, n. 23, p. 195-205, 2008. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/4015/3931. Acesso em: 25 set. 2020.

MAZIERO, A. R.; CARVALHO, D. G. A contribuição do supervisor de estágio na formação dos estagiários. Acta Scientiae, Canoas, v. 14, n. 1, p. 63-75, jan./abr., 2012. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/212/197. Acesso em: 25 out. 2020.

NORONHA, G. N.; NORONHA, A. A.; ABREU, M. C. A. Relato de vivências no Pibid: aproximações na construção docente. Revista do PEMO, Fortaleza, v. 2, n. 3, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3748/3331. Acesso em: 25 set. 2020.

RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. 2ª Ed. Porto Alegre: Sulina, 2004.

SANTOS, E. T. A importância do planejamento das aulas de Educação Física na escola dentro do processo de ensino/aprendizagem. 2018. 33f. TCC (Graduação) – Curso Licenciatura em Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2018.

SILVA, G. S. et al. O PIBID na formação inicial: a profissionalidade docente na perspectiva de licenciandos de educação física. In: II Congresso Nacional de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino, Anais Eletrônicos, Rio Claro/SP, 2019.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. Unidade 2 – A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de Pesquisa. Rio Grande do Sul: UFRGS Editora, 2009. p. 31-42.

SOCZEK, D. PIBIC como Formação de Professores: reflexões e considerações preliminares. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 03, n. 05, p. 57-69, ago./dez., 2011. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/46/36. Acesso em: 25 set. 2020.

THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Introdução à Pesquisa em Atividade Física. In: THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. Cap. 1. p. 23-44.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZOTOVICI, S. A. et al. Reflexões sobre o estágio supervisionado no curso de licenciatura em educação física: entre a teoria e a prática. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 320-618, abr./jun., 2013. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/16593/14610. Acesso em: 25 out. 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v5i2.3046

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-5916

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.