SEPAKTAKRAW: POSSÍVEIS TRILHAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Fábio Souza de Oliveira, Rogério Alves Antunes Junior, Felipe dos Santos Senra, Ernesto José Dutra

Resumo


O conteúdo esporte é hegemônico nas aulas de Educação física e a monocultura esportiva limita o acesso a outros elementos da cultura corporal configurando um dos motivos para o afastamento de estudantes das aulas de Educação Física. O estudo teve como objetivo apresentar uma proposta didático-metodológica de esporte não tradicional (sepaktakraw) dialogando com a Base Nacional Comum curricular. Como metodologia utilizamos a exploração não sistemática de periódicos sob a temática investigada através da plataforma Google Acadêmico, dada a escassez de produções sobre o tema. Encerramos afirmando a viabilidade da utilização de esportes não-tradicionais nas aulas de Educação Física.


Palavras-chave


Educação Física Escolar; Esportes não-tradicionais; Sepaktakraw; Metodologia.

Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, T. W. O ensaio como forma. Sociologia. São Paulo: Ática, 1994.

ANTUNES JÚNIOR, R. A.; ALMEIDA JUNIOR, A. S., O avaliar na educação física escolar. Rev. Motricidades: Rev. SPQMH, v. 4, n. 2, p. 180-189, maio-ago. 2020 | ISSN 2594-6463 |. Disponível em: . Acesso em 19 dez. 2020.

BOHRER, E. S. B.; ANTUNES, F. R.; CASAROTTO, V. J. O ensino da educação física escolar na visão de quem aprende: entre a realidade e o desejo. Anais do XVII Seminário internacional de educação no mercosul. 17 a 19 jun. 2015. Cruz Alta, RS. Disponível em: . Acesso em 15 dez. 2020

BRANDT, L.V.; LEU, A.F.; GAMA, M. E. R. As aulas de educação física sob a ótica dos alunos dos anos iniciais. 11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias. ISSN 1853-7316. Buenos Aires, 28 set. a 02 out. 2015. Disponível em: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.7224/ev.7224.pdf. Acesso em 15 dez. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2020.

DARIDO, S.C.; GONZÁLEZ, F. J.; GINCIENE, G. O afastamento e a indisciplina nas aulas de educação física escolar. Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF. Presidente Prudente. 2018. Disponível em: . Acesso em: 27 dez. 2020.

DARWIS, Z. et al. Model Teaching Style and Motor ability on Sport Science Student Achievement Learning Outcome Sepak Takraw. Proceedings of the International Conference on Industrial Engineering and Operations Management. Toronto, Canada, October 23-25, 2019. Disponível em: . Acesso em 25 out. 2020.

DUTRA, E.J. Estudos sobre o esporte: proposição de uma unidade didática para alunos do ensino médio. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Física, fisioterapia e Terapia Ocupacional. [manuscrito] / Ernesto José Dutra – 2020. 121 f., enc.: il. Disponível em . Acesso em 23 dez 2020.

FERREIRA, J. S. et. al. Análise sociológica do ensino do esporte na educação física escolar. Revista Temas em Educação Física Escolar. Vol. 4, No 1 (2019). Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2020.

KURNIAWAN, W. P.; FIRDAUS, M. Development of Model for Introducing Basic Sepaktakraw Techniques for Advanced-Grade Primary School Students. Advances in Social Science, Education and Humanities Research, volume 436. 1º Borobudur International Symposium on Humanities, Economics and Social Sciences (BIS-HESS 2019). Disponível em: . Acesso em 25 out. 2020.

LAW OF THE GAME. International Sepaktakraw Federation (ISTAF). Quad Sepaktakraw, V. 1.0. (2016). Disponível em: . Acesso em: 11 out. 2020.

NERAPHONG, K.; JALAYONDEJA, W.; VATCHALATHITI, R. Injuries in thai male national sepaktakraw team: 13th asian games. 18 International Symposium on Biomechanics in Sports (2000). 25 a 30 jun. 2000. Hong Kong, China. Disponível em: . Acesso em 13 out. 2020.

OLIVEIRA, F. S.; OLIVEIRA, C. M. Cultura corporal: influências das redes sociais virtuais sobre as compreensões de estudantes. Motricidades: Rev. SPQMH, v. 4, n. 2, p. 142-155, maio-ago. 2020 | ISSN 2594-6463. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2020.

OLIVEIRA, F. S. Tecnologias digitais na educação física: o celular enquanto instrumento de ensino e aprendizagem. [manuscrito] / Fábio Souza de Oliveira – 2020.

f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de

Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Disponível em: . Acesso em 15 dez. 2020.

PAVIANI, J. O Ensaio como Gênero Textual. In: V SIGET: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais – O Ensino em Foco. Caxias do Sul,2009. ISSN 1808-7655. Disponível em: . Acesso em 13 dez. 2020.

PIRES, G.L. Educação física e o discurso midiático: abordagem crítico-emancipatória. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002. 336p.

SÁ, J. J.; MYSKIW, M. Transformação didático-pedagógica e o ensino de novos esportes no ensino médio: um relato de experiência. Caderno de Educação Física, Marechal Cândido Rondon, v. 8, n. 14, p. 85-93, 2009. Disponível em: . Acesso em 22 dez. 2020.

SIQUEIRA, A. C.; NOGUEIRA, V. A.; MALDONADO, D. T. Prática pedagógica da educação física no ensino médio: a perspectiva dos estudantes do Instituto Federal de São Paulo. Corpoconsciência, v. 23, n. 2, p. 1-12, mai./ ago., 2019. Disponível em: . Acesso em 12 dez. 2020.

SERAMAYASA, K.; SUDARMADA, N. Using Self-Recorded Video to Enhance Students’ Sepak Takraw Skills. Prosiding ICOPESH Ke-1, Tahun 2019. ISBN 978-623-7482-42-0. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2020.

TOMITA, A. S. F.; CANAN, F. A utilização de modalidades esportivas não tradicionais em aulas de educação física escolar. Corpoconsciência, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 13-25, 2019. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2020.

TOMITA. A. S. F.; CANAN, F. Modalidades esportivas “não tradicionais” – primeiros caminhos para uma denominação. In: CONGRESSO REGIONAL DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, I, 2015. Anais... Marechal Cândido Rondon, PR: UNIOESTE, p. 17. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2019.

VIANA NETO, A. A.; ALVES, D. J. F.; GODOI, F. F. F. Possibilidades das tic nas aulas de educação física: conhecendo esportes diferentes da cultura do ambiente escolar. Instituto Federal de Educacao, ciência e tecnologia de Goias. 8ª semana de licenciatura: o professor como protagonista do processo de mudanças no contexto social. 14 a 17 jun. 2011. Disponível em: . Acesso em: 13 out. 2020.

WAN MANSOR, Wan Muhammad Nasrullah. (2011) 3D Sepak Takraw Game. Universiti Teknologi PETRONAS. Disponível em: . Acesso em 25 out. 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v6i2.3089

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-5916

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.