O ESPORTE BEISEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA PÚBLICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA (IM)POSSÍVEL À LUZ DO CURRÍCULO OFICIAL?

Diego Faria de Queiroz, Tamara Franco Althman de Queiroz

Resumo


O objetivo principal deste estudo é relatar uma prática pedagógica docente, na qual houve inserção e apresentação do esporte beisebol para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental durante as aulas de Educação Física (EF), em uma escola pública, seguindo as orientações do Currículo Oficial da Rede Estadual Paulista. A estrutura da unidade escolar (infraestrutura), do professor (experiência profissional), a turma (participação nas aulas) e o esporte beisebol (atividades desenvolvidas nas aulas), foram os quatro aspectos elencados para compreensão da realidade vivenciada. Falta de materiais, desmotivação dos discentes (nas atividades teóricas, principalmente) e o não entendimento da dinâmica do jogo por parte destes, foram algumas das dificuldades enfrentadas. Por outro lado, a motivação e participação nas atividades práticas foram alguns dos fatores positivos. Conclui-se que o conteúdo esporte beisebol pode ser inserido nas aulas de EF, a partir de múltiplas adaptações, e que as orientações curriculares podem contribuir para a problematização desta prática corporal nos espaços públicos de ensino.

Palavras-chave


Educação Física; Educação Física Escolar; Esporte da Escola; Ensino

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v6i2.3093

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