AS LUTAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Ivan Martins Leite De Luna, Antonio Neto Moutella, Luis Carlos Feitosa

Resumo


Resumo: As lutas como conteúdo da Educação Física Escolar possibilitam o trabalho a partir de outros temas e contribuem para a prática pedagógica. O objetivo deste estudo foi investigar a relevância das lutas como conteúdo da Educação Física Escolar. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura a partir de autores que relacionam a inserção do conteúdo de lutas nas aulas de Educação Física. Foram também utilizados dois documentos legais referentes a área, determinando os aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais. Os resultados demonstraram a significância das atividades desenvolvidas nas lutas para a formação da cultura corporal do movimento.


Palavras-chave


Educação Física Escolar; Lutas; Prática Pedagógica.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, B. C. L. C. et al. Nexos e determinações entre os conceitos de: corpo, cultura corporal e luta. A partir da categoria trabalho Anais do XVIII congresso brasileiro do esporte (Conbrace) e V congresso internacional de ciências do esporte (Conice). Brasília-DF 02 a 7 de agosto de 2013.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais

(PCN’s) Educação Física, 1998.

BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Bases Nacionais Comuns Curriculares (BNCC), 2016.

BREDA, M. Pedagogia do esporte aplicada às lutas. São Paulo: Phorte, 2010.

BULL, W. J. Aikido: O Caminho da Sabedoria. Ed. Pensamento. SP. 8ª. Edição, 2000.

FERREIRA, H. S. As lutas na Educação Física escolar. Revista de Educação Física, Fortaleza, nº 135, pag. 36 – 44, 2006.

FERREIRA, W.; LUNA, I.; RUFFONI, R.; SILVA, J. Lutas na Escola: Uma Visão dos Acadêmicos de Educação Física. Anais do 28º congresso internacional de Educação Física In: Foz do Iguaçu – PR, FIEP. 2013.

LUNA, I. M. L.; ROSA, T. S.; RUFFONI, R. Lutas na escola: valiosa ferramenta pedagógica para o segundo segmento do ensino fundamental. Anais do 26º congresso internacional de Educação Física. Foz do Iguaçu, PR. FIEP, 2011.

MATTOS, R. S. Pesquisa qualitativa em educação física: da graduação ao doutorado. Curitiba: CRV, 2016.

RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. A separação dos conteúdos das “lutas” dos “esportes” na educação física escolar: Necessidade ou tradição?. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n.3, 2011.

TUBINO, M; TUBINO F.; GARRIDO, F. Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte. Rio de Janeiro: Editora SESC, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v7i1.3424

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-5916

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.