A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE: A CONSTRUÇÃODO CONHECIMENTO A PARTIR DA PRÁTICA

Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior, Simone da Silva Salgado, Iuri Leal Moura

Resumo


O Programa Residência Docente elaborado e desenvolvido pelo Colégio Pedro II, em parceria com a CAPES, é o primeiro programa de formação continuada de professores no Brasil, em formato de residência. Os professores residentes são estimulados a construir conhecimentos a partir de suas vivências na prática pedagógica do Colégio Pedro II e de suas escolas de origens. O objetivo deste trabalho é apresentar os aprendizados e conhecimentos construídos a partir do programa. Descrevemos, analisamos e discutimos academicamente as experiências e vivências no período de um ano. As produções culminaram em diferentes objetos de aprendizagens, materiais didáticos e projetos pedagógicos, que venceram dificuldades e necessidades, facilitando as ações pedagógicas dos professores.


Palavras-chave


Formação Continuada; Residência; Educação Física

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v1i1.643

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