“A CORPOREIDADE COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE DANÇA NA PRÉ-ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL”

Carla Verônica Cesar Trigo

Resumo


Durante a experiência na monitoria de Introdução ao Estudo da Corporeidade, disciplina que integra a grade do curso de Licenciatura em Dança da UFRJ, percebeu-se que a Corporeidade poderia se constituir numa possibilidade metodológica para o ensino da Dança na Pré-escola. Com o objetivo de elaborar uma proposta de adaptação da metodologia de Calfa, foram feitas transformações em seus procedimentos, levando-se em conta a fase de desenvolvimento dos alunos. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica nas áreas de Dança, Educação, Arte e Linguagem. A pesquisa bibliográfica e a observação sistemática das experiências vividas pelos alunos da rede municipal confirmaram a hipótese levantada, já que, a Corporeidade, segundo Calfa, aborda o corpo enquanto linguagem e que prioriza em seus processos, a experienciação e a descoberta.

Palavras-chave: Corporeidade. Dança. Pré-Escola.


Palavras-chave


Educação Física Escolar; Corpo; Educação Infantil

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Referências


CALFA, Maria Ignez de Souza. A corporificação na dança. Tese apresentada ao programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura da UFRJ. Rio de Janeiro, 2010.

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www.dicpoetica.letras.ufrj.br/index.php?title=Experienciação




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v2i1.900

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ISSN 2525-5916

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