Retrato ¾ do Colégio Pedro II no Século XXI: a transformação institucional e o desafio de incorporação das demandas identitárias discentes

Wilson Cardoso Junior

Resumo


O presente trabalho dedica-se a apresentar um recorte do cenário atual do Colégio Pedro II a partir de alguns movimentos discentes que nos últimos anos vêm lutando por reconhecimento de identidade plurais, fluídas e não hegemônicas com o intuito de levantar algumas questões que se colocam para a incorporação e o aprofundamento do debate acerca da diversidade sociocultural nesse universo escolar. A perspectiva adotada é a de verificar possibilidades de construção de uma cultura escolar que rompa com as relações hegemônicas e monoculturais em um referenciada no modelo da escola republicana francesa, a fim de superar preconceitos e discriminações nos cotidianos escolares da tradicional Rede de Ensino Colégio Pedro II (CP II). Parto do fato de que nos últimos anos o Colégio Pedro II vem sofrendo importantes transformações que tem levado a instituição a uma verdadeira “mudança de pele”. Tendo por moldura a nova identidade jurídica institucional que, a partir de 2012, transformou-o numa Instituição Federal de Ensino, vem se desenvolvendo nesse universo escolar um processo inédito de discussões envolvendo temas como relações étnico-raciais, questões de gênero, feminismo, multiculturalismo e educação inclusiva devido, principalmente, a mobilização do seu corpo discente.


Palavras-chave


educação inclusiva, genero, demandas identitárias discentes

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Referências


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