175º aniversário da primeira aula no Colégio Pedro II

 

O dia 25 de março se reveste de especial significado para o COLÉGIO PEDRO II uma vez que nessa data, em 1838, BERNARDO PEREIRA DE VASCONCELOS, seu idealizador e fundador, na presença do Imperador menino, seu patrono, da família real e da Corte, proferiu a AULA INAUGURAL dos cursos acadêmicos que se iniciavam.

 

A data fora escolhida porque na época tinha suma importância para o Estado e para a Igreja, então ligados por uma aliança histórica. Para o Estado, marcava o aniversário do juramento da Constituição do Império, ocorrido em 25 de março de 1824, enquanto que para a Igreja, celebrava a Anunciação de Nossa Senhora em Nazaré.

 

Nos últimos anos, temos comemorado essa segunda data histórica de nossa Instituição, com a solenidade de outorga do título de Aluno Eminente a ex-alunos que se destacaram na vida acadêmica, científica, cultural, política ou artística, portando com honra o nome do Colégio nos mais diversos recantos do país, e mesmo do mundo.

 

Justo neste ano, ao se encerrar a celebração dos 175 anos de criação do Colégio Pedro II, não foi possível realizar a cerimônia, já incorporada ao calendário institucional. Por um lado, em razão de a maioria dos servidores docentes e técnico-administrativos, assim como dos discentes, estar usufruindo o período de férias correspondente ao encerramento do ano letivo de 2012. De outra parte, em função da transformação decorrente da nova legislação vigente desde junho de 2012, estando por ainda ser aprovado o Regimento Interno do Conselho Superior, ao qual compete a concessão dos títulos honoríficos.

Data de tal importância para o Colégio Pedro II não poderia ficar sem registro.

 

Em seu discurso, o Ministro do Império augurou um futuro brilhante e promissor para o Colégio que nascia.

A história que se seguiu, confirmou o prognóstico de seu criador – o COLÉGIO PEDRO II, fundado no século XIX, cresceu ao longo do século XX e prossegue crescendo no século XXI, tanto em sua área física, que hoje alcança seis bairros do município do Rio de Janeiro e os municípios de Niterói e Duque de Caxias, quanto em sua esfera de atuação, da Educação Infantil à Pós-graduação, firmando-se como a mais tradicional instituição pública de Educação Básica de nosso país.

 

A nós – alunos, professores, técnico-administrativos e dirigentes – responsáveis pela construção da história atual do Colégio, cabe a missão de conduzir o destino da Instituição nesta etapa de tantas transformações, garantindo para as atuais e futuras gerações de alunos a preservação e ampliação da oferta de ensino público de massa e de qualidade, de que tanto nos orgulhamos.

 

Parabéns, COLÉGIO PEDRO II !

Acessos Hoje:7792  Total Acessos:25276809