CPII celebra missa em homenagem ao professor Choeri

 

 

 

29/08/2014


Comunidade prestou homenagem a Wilson Choeri

Nesta quinta-feira, 28/08, foi realizada a missa pela alma do professor Wilson Choeri, morto em 13 de agosto do ano passado, aos 87 anos. A cerimônia aconteceu na capela do campus São Cristóvão I e contou com a presença de familiares, amigos e colegas de trabalho do ex-aluno, professor e ex-diretor-geral do Colégio Pedro II entre 1994 e 2008. Ele também recebeu os títulos de Aluno Eminente e de Professor Emérito da Instituição.


“Falar do Professor Wilson Choeri é uma honra para mim, porque ele é um marco na história do Colégio”, declarou a professora Vera Maria Ferreira Rodrigues, ex-reitora Pró-Tempore. Vera lembrou parte da trajetória do professor, que ingressou como aluno no Colégio Pedro II em 1939, sendo líder estudantil e presidente do grêmio. Depois se tornou professor de Física da instituição, tendo trabalhado na Seção Norte  (hoje campus Tijuca) e no antigo Externato, atual campus Centro.

 


O reitor Oscar Halac e a professora Vera Maria relembraram a atuação de Choeri no CPII


O reitor do CPII, professor Oscar Halac, ressaltou a importância do professor Choeri  no processo de expansão do Colégio. Choeri foi o primeiro Secretário de Ensino do Colégio na administração do Diretor-Geral Professor Tito Urbano da Silveira, responsável pelo segundo ciclo de expansão da instituição, nos anos 80. Ao longo da década, eles estiveram à frente de quatro novas unidades escolares voltadas para a primeira etapa do Ensino Fundamental – carinhosamente batizadas de “Pedrinhos”: São Cristóvão I, Engenho Novo I, Humaitá I e Tijuca I.

Em seu último mandato, Choeri empreendeu uma nova expansão do Colégio Pedro II em direção à Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, com a criação da Unidade Escolar Realengo, em 2004, seguida de duas outras nos municípios de Niterói, em 2006, e de Duque de Caxias, em 2007.


Além de ter dedicado boa parte da sua vida ao Colégio Pedro II, Choeri foi também reitor da UERJ,  sendo o responsável pela construção do campus Maracanã; catedrático de Estatística Geral e Aplicada na mesma universidade; professor de Física e Matemática no Colégio de Aplicação da UERJ; e docente da Universidade Gama Filho.

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

 

 

 

Acessos Hoje:2913  Total Acessos:31883919