Professor do ENII relança livro sobre participação dos EUA no golpe militar


Leonardo relança com colega da Uerj livro sobre golpe militar


O professor de História do Colégio Pedro II e integrante do Núcleo Transdisciplinar de Humanidades do Campus Engenho Novo II (Nuth) Leonardo Brito relança no dia 22 de setembro um livro sobre a participação do EUA no golpe militar em co-autoria com o jornalista e professor do Departamento de História da Uerj Marco Morel. “O Golpe Começou em Washington” é uma reedição de uma obra lançada pelo avô de Marco, o também jornalista e historiador Edmar Morel, morto em 1989.


O golpe comecou em washingtonLançado em 1965, em plena ditadura, o livro de Edmar Morel foi um dos primeiros a defender a tese da participação direta dos EUA no golpe militar que derrubou o presidente João Goulart um ano antes. Por contestar o regime ditatorial da época, o livro de Morel  foi também um dos primeiros a ser banido pelo governo militar.


Leonardo Brito explica que o texto é uma narrativa jornalística muito bem documentada sobre os meandros da atuação de agentes da CIA, agência de inteligência americana,  e de setores do empresariado brasileiro que se dispuseram a agir na desestabilização do governo Jango, como era conhecido o presidente João Goulart.


“Por cinquenta anos o livro fora esquecido, sendo alvo nos anos 70 de comentários jocosos do ex-embaixador americano no Brasil, Lincoln Gordon — golpista de alta estirpe, ao lado de lideranças políticas civis como os governadores da época Magalhães Pinto, de Minas Gerais, e Carlos Lacerda, do extinto estado da Guanabara — que certa vez numa entrevista afirmara que ‘havia até um livro dizendo que o golpe começara em Washington’”, esclarece Leonardo.


Ainda segundo Leonardo, a obra a ser relançada é uma edição ampliada, comentada e revisada com textos de apresentação escritos por ele — em que faz um balanço sobre a literatura acerca de 1964 e a relevância do livro do Edmar — e por Marco Morel. Em sua apresentação, o neto de Edmar Morel tece um itinerário sobre a trajetória profissional e intelectual do avô.


O livro está sendo relançado pela Paco Editorial e conta com prefácio assinado pelo cientista político Luiz Alberto Moniz Bandeira, professor da Universidade de Berlim e que foi amigo pessoal de João Goulart. 


O relançamento será às 19 horas, na Livraria da Travessa de Botafogo - Rua Voluntários da Pátria, 97, Botafogo.

 

Coordenadoria de Comunicação Social

Acessos Hoje:5600  Total Acessos:30724098