CPII e FGV promovem palestra sobre liderança

Paulo Ferreira Vieira palestrou para os servidores
 

Colégio Pedro II e a Fundação Getulio Vargas (FGV) deram início nesta sexta-feira, 5/9, a um ciclo de palestras sobre desenvolvimento institucional. As palestras fazem parte do Módulo I do Projeto Organização de Programa e Aperfeiçoamento em Liderança e Gestão” e têm como objetivo passar um conjunto de informações, referências e instrumentos para aprimorar a gestão na instituição.

Desde junho passado, consultores da FGV estão realizando oficinas temáticas com um grupo de gestores do Colégio Pedro. A fundação está prestando consultoria ao Colégio na construção de um Plano de Ação para 2015.


O palestrante do dia foi Paulo Ferreira Vieira, conferencista no Brasil e exterior, especialista em Psicologia Social pela PUC/SP e professor associado da Fundação Dom Cabral das áreas de Organizações e Comportamento Organizacional.


Vieira tem mais 30 anos de experiência nas áreas de gestão de pessoas, cultura, gestão de mudança, gestão de cultura, valores, liderança do futuro, liderança transformadora, desenvolvimento de equipes, e desenvolvimento do estilo coaching de administrar.


Razão e emoção

Durante quase quatro horas, o consultor falou sobre a importância do líder nas organizações, lugares onde, segundo ele, trabalham pessoas divididas entre a razão e a emoção. O mundo coorporativo, ressaltou, anda muito sem alma e as pessoas estão solitárias em seus locais de trabalhos, ambientes em geral inóspitos e competitivos.

De acordo com o palestrante, nos dias de hoje um bom líder precisa saber lidar com as pessoas e equilibrar a razão e a emoção no ambiente de trabalho. Ele explica que, na contemporaneidade, os valores das organizações estão se transformando e as pessoas querem ser felizes no local onde passam oito horas do seu dia.


Cabe ainda a um líder dos tempos atuais, segundo Vieira, pensar no futuro respeitando o passado e a cultura da organização. “É importante também levar em consideração o legado de todos que já passaram pela instituição e fizeram sua história”. Líderes de verdade, ressaltou, tomam posição, são éticos, orientam e não se escondem frente às dificuldades.


Aprimoramento

O Reitor do Colégio Pedro II, Oscar Halac, destacou a importância da parceria com a FGV para aprimorar a gestão da instituição. Ele lembrou que os órgãos de correção e de controle do governo cobram competência administrativa por parte dos gestores. “Erros administrativos hoje são apontados como fraudes e isso não é bom para qualquer instituição”, observou.

O tema da palestra é sempre oportuno em ambientes cooperativos, segundo Halac, principalmente nas instituições atuais, que exigem líderes carismáticos e até afetivos. “Assim eles podem se aproximar dos indivíduos e motivá-los a trabalhar”.

A palestra aconteceu no auditório Pinheiro Guimarães, no prédio da Reitoria, terceiro andar, no Complexo Educacional de São Cristóvão.

 

Depoimentos:

"Achei a palestra fundamental para nossa reflexão enquanto gestores e também para nosso crescimento pessoal" - Ana Paula Giraux, diretora do Campus Humaitá I

“A palestra foi excelente, e a escolha do palestrante veio ao encontro do tipo de instituição que somos, que é uma casa de saberes, como também ao encontro das nossas expectativas em relação à revitalização do Colégio sem perder de vista nossas raízes” - Eloísa Sabóia, diretora de Cultura do Colégio Pedro II



“A palestra foi uma excelente oportunidade para trazer um renomado palestrante com sua visão de mundo, que pode passar sua experiência a nossa instituição. Essa foi a primeira palestra desse ciclo. As demais terão essa mesma proposta e convidamos os colegas gestores a participar desse processo e da construção do novo velho Colégio Pedro II” - Luiz Almério, pró-reitor de Gestão de Pessoas do Colégio Pedro II



 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

 

 

 

 

 

Acessos Hoje:5695  Total Acessos:30724193