Professor do ENII lança “Personagens femininas: confinamentos, deslocamentos” no dia 16/9

 

 

 O professor de Língua Portuguesa do  Campus Engenho Novo II  Jorge  Marques lança no dia 16 de setembro o livro “Personagens femininas: confinamentos, deslocamentos”.  A obra é o resultado da tese de doutorado do autor que trata de  dois distintos polos de interesse:  as questões de gênero e as referências teóricas acerca da categoria espaço.


“Quem alguma vez na vida não se perguntou se estava no lugar errado?  É sobre essa questão recorrente que se debruça meu mais recente livro”, explicou Jorge, lembrando que as reflexões contidas na obra “constituem uma colaboração efetiva na fortuna crítica acerca das espacialidades, pois levantamentos mostram que, via de regra, estas foram sistematicamente relegadas a segundo plano”.


A partir das teorias sobre o espaço, o autor viaja por muitos tempos e lugares da Literatura Brasileira, desde “'O filho do pescador'”, de Teixeira e Souza, nosso primeiro romance, até autores contemporâneos, como Conceição Evaristo e Paloma Vidal, passando, entre outros, por Rachel de Queiroz", ressaltou.


Em comum entre todas as obras, explica Jorge, encontram-se protagonistas femininas, ensejo para a discussão do lugar da mulher na cultura brasileira e de diversas versões da condição do exílio e da reclusão.A obra é uma publicação da editora Oficina Raquel. O lançamento será às 19h, na Livraria Blooks do Espaço Itaú de Cinema, Praia de Botafogo, 316, Rio de Janeiro.

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

Acessos Hoje:6878  Total Acessos:30725376