Tendências e desafios na gestão de pessoas é tema de palestra no CPII

 


Servidores participaram de palestra com Joel Dutra, professor da USP

Um grupo de gestores e servidores do Colégio Pedro II participou nesta sexta-feira, 12/9, de uma palestra sobre as tendências e desafios na gestão de pessoas. O conferencista foi o professor da Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da USP, Joel Dutra.


A palestra faz parte de um conjunto de atividades da consultoria que a Fundação Getulio Vargas (FGV) vem prestando ao Colégio com o objetivo de construir um Plano de Ações para 2015. No dia 5/9, foi realizada a primeira palestra, de um ciclo de 11 previstas, sobre Liderança, com o conferencista Paulo Vieira, professor associado da Fundação Dom Cabral das áreas de Organizações e Comportamento Organizacional.


Um dos coordenadores da publicação “As Melhores Empresas para Você Trabalhar”, da Revista Exame, Dutra disse que as organizações públicas investem mais em desenvolvimento de pessoas quando comparadas à iniciativa privada. Ele afirmou também que as pessoas querem se qualificar e exigem isso das organizações, a ponto de trocar remuneração por desenvolvimento pessoal.



Contrato psicológico

Segundo o professor, um novo contrato psicológico se estabeleceu, ainda que não de forma declarada, baseado no mútuo desenvolvimento entre pessoas e organização. Isso traz mais solidez para as organizações e também mais pró-atividade e protagonismo por parte dos funcionários. “Mas ainda persiste uma mentalidade paternalista em muitas organizações que acreditam ser dever delas cuidar das pessoas”, observa Dutra. Como consequência, ressalta, exige-se um funcionário que seja pró-ativo e passivo ao mesmo tempo.

Outra justificativa para o perfil exigente do profissional nas organizações é o mercado de pleno emprego que existe hoje no país. A demanda por mais pessoas, explica Dutra, acarreta elevação de piso salarial e reposições de perdas acima da inflação.


O servidor público, ainda de acordo com o palestrante, é mais exigente, por ter maior qualificação e uma postura crítica em relação a sua organização.


Diferentes gerações

Dutra falou também da questão organizacional que afeta as relações dentro da organização nos dias atuais. “Temos três gerações diferentes trabalhando juntas e isso acaba gerando conflitos e desafios.” Ele se refere aos baby boomers, nascidos no período pós-guerra até o final dos anos 60; à geração X, que surge na década de 70 e vai até meados da década de 80; e à geração Y, que nasceu nos anos 90 e começou a entrar no mercado de trabalho nos últimos seis anos. Veja mais sobre esse e outros assuntos na entrevista com o professor Joel Dutra.



Depoimentos:

"Penso que muito do que o palestrante falou pode ser aproveitado no nosso campus, mas existem especificidades na gestão de pessoas de uma instituição pública que são difíceis de serem aplicadas. Um exemplo é a dificuldade de se manter bons servidores que não conseguem ascender na carreira, a não ser por meio de um novo concurso público” - Miguel Villardi, diretor-geral do Campus Realengo II

 

“Para mim a palestra trouxe muitas informações novas. Gostei particularmente da abordagem sobre as diferentes gerações, o que podemos constatar no serviço público. Aproveitar o potencial dessa geração nova, que é muito boa, é um desafio” - Marcelos Caldeira, reitor substituto e diretor-geral do Campus Niterói

“A palestra apresentou uma versão nova e moderna sobre gestão de pessoas. Precisamos dessas informações para lidar com a quantidade de novos funcionários no Colégio hoje, já que alguns são muito jovens também. Entender como eles nos veem é importante e a palestra foi muito interessante nesse sentido” - Eliana Myra, Pró-Reitora de Ensino



“A palestra nos deu muitos subsídios para refletirmos sobre nossa atuação e também para repensar nossa prática de gestão” - Ana Lúcia Senos de Mello, diretora-geral do Campus Realengo I

 

 

Leia também:

CPII e FGV promovem palestra sobre liderança

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

 

 

Acessos Hoje:5005  Total Acessos:30723503