Palestra sobre gestão estratégica da FGV no CPII

 
Terceira Palestra da FGV no Colégio Pedro II aborda gestão estratégica


Nesta quinta-feira, 18/9, aconteceu terceira palestra da Fundação Getulio Vargas (FGV) destinada a gestores do Colégio Pedro II. O palestrante Roberto Bevilacqua falou sobre gestão estratégica. Ele é mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública (Ebape/FGV) e consultor da fundação.


O evento faz parte de um ciclo de palestras da FGV, instituição que desde julho está prestando consultoria ao Colégio Pedro II. O objetivo é a construção de um plano de ações a ser implementado em 2015 pelo Colégio.


Bevilacqua começou sua palestra apresentando alguns conceitos e interpretações sobre desempenho e resultados no âmbito do setor público, “com destaque para a complexa tarefa de se chegar a um consenso sobre o tema. Ele ressaltou a importância de se avaliar o desempenho da organização e citou alguns indicadores como eficiência, eficácia, efetividade e economicidade. “Uma organização deve ser capaz de idealizar seu desempenho futuro, respeitando o contexto cultural específico”, ressaltou.


Entre os atributos para o órgão alcançar um bom desempenho, segundo Bevilacqua, a reação rápida quando se faz necessário agir é um dos mais importantes. “Na verdade, buscar se antecipar ao problema seria o ideal”, observou. Outros atributos são a simplificação, flexibilidade, contato com elos, delegação, qualidade, controle de produtos e resultados e inovação contínua


Servidor


Bevilacqua também tratou em sua palestra da gestão de processos no serviço público, lembrando que o mais importante é o fortalecimento do servidor,  afinal “são as pessoas que fazem diferença nas organizações”.  Também é fundamental que sejam observados os princípios constitucionais de publicidade dos atos administrativos (transparência), moralidade, impessoalidade, legalidade e eficiência, além da prestação de contas.


“O desafio do gestor público é ainda maior pelas amarras e formalidades exageradas do serviço público, que dificultam o alcance dos objetivos.”Bevilacqua também abordou o processo de planejamento estratégico e o novo paradigma de controle: a auditoria de desempenho governamental.



Veja entrevista sobre gestão estratégica com Roberto Bevilacqua.


Depoimentos


“Acho importante esse tipo de palestra porque entendo que nós, enquanto gestores devemos buscar informações e orientações relevantes para o nosso trabalho. É preciso saber adequar o conteúdo de uma palestra as nossas necessidades. Estamos em um processo de construção e toda informação que chega pode ser importante para nossa formação, que é continuada.”

Fernanda Brack, diretora do Campus São Cristóvão III


“Achei a palestra uma experiência muito boa, que vai possibilitar que a gente profissionalize mais a gestão na instituição e propiciar maior desenvolvimento do trabalho em equipe.”

Vera Medalha, procuradora educacional institucional do Colégio Pedro II

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

 

 

Acessos Hoje:6272  Total Acessos:30724770