Começa a 1ª Jornada pedagógica “Diferenças: Descontruindo Mitos”

 Abertura do evento lotou o Teatro Mário Lago


Aconteceu na manhã desta terça-feira, 4/1, a “1ª Jornada Pedagógica Diferenças: Desconstruindo Mitos”, realizada pelo Núcleo de Estudos do Afro-Brasileiros (Neab) e Campus São Cristóvão II. A abertura do evento contou com a presença do Reitor do Colégio Pedro II, Oscar Halac, e com a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Márcia Martins Oliveira.


Oscar Halac parabenizou a iniciativa dos organizadores na realização da jornada e pela escolha do tema. “Principalmente em um momento como o atual, em que passamos por um pleito que revelou que as diferenças continuam ainda muito vivas no nosso país”, lamentou.



Oscar Halac (direita), ao lado da Pró-Reitora de Pos-Graduação, Marcia Martins, e da presidente do IpeAfro, Elisa Larkin


A Pró-Reitora lembrou que o evento é uma oportunidade de trazer para a escola conhecimentos que estão fora do currículo, mas que precisam participar da agenda educacional.


O diretor do Campus, Bernardino Paiva Matos, explicou que o evento tem um caráter de celebração. “Gostaria que, ao final do encontro, a escola saia mais preparada para enfrentar desafios”, ressaltou.


Palestra



Diretor do Campus, Bernardino Paiva (com microfone),palestrante Vancler de Assis (direita), ao lado de Paulo de Tarso. À esquerda, Eliete Barbosa, do Movimento Negro


A palestra de abertura, “Diferenças: desconstruindo mitos”, foi realizada pelo professor de Geografia do Campus Vancler de Assis, que falou sobre o quilombismo e o mito da democracia racial no país. Ele também abordou o tema das cotas na educação pública e citou o caso do Colégio Pedro II, que utiliza esse sistema no processo seletivo para ingresso de alunos.


Após a palestra foi realizado o debate “A diferença nos define”, com a presença do palestrante, do metre em relação étnico-raciais, Paulo de Tarso Lopes, da integrante do Movimento Negro, Eliete Ana Barbosa, e  do representante do Museu do Índio, Alexander Noronha Albuquerque.


O evento contou também com a presença da presidente do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiro (IpeAfro), Elisa Larkin Nascimento.


A jornada prossegue até sexta-feira, 7/11. Confira a programação.

 

 


Coordenadoria de Comunicação Social

 

 

 

Acessos Hoje:2475  Total Acessos:31883481