Reta final Enem: Veja dicas para fazer uma boa prova

 

A poucos dias para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 8 e 9 de novembro em todo o país, é comum que dúvidas sobre o que estudar e como se preparar para o exame tomem conta dos alunos nesta reta final. Para fazer uma boa prova neste final de semana vale seguir algumas dicas dadas pelo professor de Física do Colégio Pedro II, Alfredo Sotto.

 

Tentar utilizar esses últimos dias para aprender assuntos que ainda não foram estudados pode não surtir o efeito desejado. Ao contrário, o ideal é investir na revisão do conteúdo estudado e manter-se atualizado através da leitura de jornais e revistas. “Faltando poucos dias para o Enem, o aluno começa a ficar desesperado. Não adianta querer aprender novas fórmulas agora. É claro que ele tem que saber o básico de tudo, sempre. Dependendo da carreira que ele quer seguir, ter o foco mais direcionado para as disciplinas que terão peso maior é muito importante. Vale também fazer resumos das leituras”, aconselha.

 

Para aqueles que têm na Física uma das disciplinas de maior peso, Sotto destaca alguns temas recorrentes nas provas do Enem. “Circuitos elétricos, Hidrostática, Leis de Newton e Ondulatória são assuntos recorrentes na área de Física. Não é preciso decorar tudo, mas saber os pontos mais importantes é fundamental e isso vale para todas as áreas”, destaca.

 

Além de estar em dia com os estudos trabalhar o lado emocional pode ajudar a fazer uma boa prova. “Antigamente com a aplicação de várias provas ao longo do ano os estudantes tinham mais de uma chance para entrar em uma universidade. Agora o futuro deles é decidido em uma única prova, por isso é importante ter bastante tranquilidade”, afirma. Conhecer o local da prova com antecedência, usar roupas confortáveis nos dias da prova, chegar com antecedência e levar algo para comer durante a prova são pontos que podem ajudar neste quesito.

 

Durante a prova, o professor ressalta que planejar o tempo é indispensável. “Não perca tempo nas questões que não sabe ou tem dúvida. Priorize as que são mais fáceis, já que o tempo para resolver cada questão é, em média, de 3 a 5 minutos. Acho que fazer a Redação no início é melhor, mas isso depende de cada um”, pondera.

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:2292  Total Acessos:31883298