Alunos de Duque de Caxias visitam estação de tratamento da Cedae

 

Na quinta-feira, 16/07, um grupo de alunos do 3° ano do Ensino Médio do Campus Duque de Caxias visitou a Estação de Tratamento de Esgoto da Cedae, na Barra da Tijuca. A visita foi parte de um projeto coordenado pela professora Vanessa Gomes Gonçalves, do Departamento de Biologia e Ciências do Colégio Pedro II.


Durante a visita, os alunos foram recebidos pelo engenheiro e ex-aluno do CPII, Paulo César, que relembrou momentos de quando estudava no Colégio Pedro II. "Fico feliz em recebê-los, pois este uniforme me traz ótimas lembranças", declarou.

 

Os alunos inicialmente assistiram a um vídeo institucional sobre a Estação, que trata o esgoto da região compreendida pelos bairros Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. Em seguida, o engenheiro Paulo César esclareceu detalhes sobre o processo de tratamento do esgoto como, por exemplo, o sistema de coleta de esgoto, os objetos mais frequentemente encontrados no esgoto, as etapas de tratamento, o destino da matéria orgânica removida dos afluentes e o destino final do líquido tratado, que é o emissário submarino da Barra da Tijuca.


Após a palestra, os alunos visitaram o complexo, observaram equipamentos de centrifugação, decantação, limpeza de gases (entre outros) e analisaram um aquário com água salgada retirada da zona de influência do emissário submarino. Ao final da visita, receberam certificados de visitação.

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

Acessos Hoje:17405  Total Acessos:10332259