Mestrandos do CPII participam da 1ª Semana Nacional de Arquivo

 

 

 

Os alunos da disciplina Produção de Recursos e Materiais Didáticos em Humanidades do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II participam no dia 6 de junho do segundo dia 1ª Semana Nacional de Arquivo, que vai debater o tema “Arquivo abertos, cultura e patrimônio”.


Acompanham os alunos os professores do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica Esther Kuperman (História - Campus Humaitá II), e Rogério Mendes (Sociologia - Campus Realengo), que farão parte da mesa-redonda “Educação, Cultura e Arquivos: diálogos interdisciplinares” (confira na programação abaixo).


“ Depois desta Semana Nacional de Arquivos a turma vai terá mais três semanas de aulas diretamente no Arquivo Nacional e poderá oportunidade de conhecer o acervo e começar a preparar mais um livro dentro da linha de pesquisa Produção de Material Didático”, ressaltou Esther.


Semana


Primeira iniciativa deste tipo na área, A 1ª Semana Nacional de Arquivos, acontece de 5 a 10 de junho, e visa ampliar a visibilidade dos arquivos e sua inserção na sociedade. O Arquivo Nacional organiza o evento, em conjunto com a Fundação Casa de Rui Barbosa.


Essa é uma iniciativa previstas no Plano Setorial de Arquivos (2016-2026), aprovado em 2016 pelo Conselho Nacional de Política Cultural. A data escolhida para a realização deste evento foi justamente na semana em que se celebra o Dia Internacional dos Arquivos: 9 de junho.


Confira a programação do segundo dia da 1ª Semana Nacional de Arquivos:


Mesa Redonda: Educação, Cultura e Arquivos: diálogos interdisciplinares


Mediadora: Claudia Tebyriçá, especialista em educação a distância pela UFF e supervisora do SEArq/AN.


Horário: das 14 às 16h


Local: Auditório


Objetivo: a partir da apresentação de diferentes experiências culturais/educacionais abrir um diálogo sobre as possibilidades de uso do patrimônio documental na educação. Será aberta a participação do público ao final do debate.


Debatedores:


Cláudia Beatriz Heynemann – Historiadora pela PUC-Rio, Mestre em História Social pela PUC-Rio, Doutora em História pela UFRJ e pesquisadora do AN.


Esther Kuperman - Historiadora pela UFF, Mestre em História Social pela UFRJ, Doutora em Ciências Sociais pela UERJ, professora do Mestrado do Colégio Pedro II.


Priscila Ribeiro Gomes - Arquivista pela UNIRIO, Mestre em Educação pela UNIRIO, especialização em educação a distância pela UFF, Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora Adjunta do Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos da UNIRIO. 


Rogério Mendes de Lima - formado em letras pela UERJ, mestre TESOL pela University of Pennsylvania, doutor em Linguística pela PUC-SP. Professor do Mestrado em Educação do Colégio Pedro II.

 

Comunicação Social

 

 

 

Acessos Hoje:6850  Total Acessos:6328196