Escola de Música inaugura sala em homenagem ao violinista Turíbio Santos

 

 
Aluno Eminente e violinista, Turíbio Santos, marca presença em inauguração de sala na Escola de Música em Realengo II

 

Na tarde do dia 15 de agosto, a Escola de Música do Campus Realengo II recebeu em seu auditório o violonista Turíbio Santos, que apresentou uma palestra com ilustração musical sobre sua trajetória profissional e o violão.

 



FOTO: Violinista Turíbio Santos ao lado da chefe de Departamento de Educação Musical Mônica Repsold 


Dentre vários assuntos abordados, o violonista destacou a importância de grandes mestres como Andrés Segovia para sua formação e em especial Villa-Lobos, cuja obra Turíbio é um dos mais relevantes intérpretes. Durante o evento, o violinista executou no instrumento várias peças do maestro. O repertório incluiu ainda arranjos do próprio Turíbio de músicas de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, do álbum “Mistura Brasileira”.

 

Depois, Turíbio convidou alunos para se apresentarem. Natan Fellipe Oliveira da Silva, Ronan dos Santos Soares e Matheus Willians dos Santos Leite, do Ensino Médio Integrado - Técnico em Instrumento Musical, executaram obras de João Pernambuco e Leonan Araújo do Rosário Sousa a peça “Romance de Amor”, de Antonio Rovira. O ex-aluno Arthur Henrique Pereira de Andrade, que cursa atualmente bacharelado em violão na Unirio, tocou "Inspiração", de Garoto. Um aluno do Campus São Cristóvão, participante do Espaço Musical, executou "Choro nº 1", de Villa-Lobos.

 




FOTO: Alunos da Escola de Música participaram da inauguração da sala Turíbio Santos


O auditório ficou repleto de alunos. Estavam também presentes o diretor do campus, Miguel Villardi, professores da equipe de Educação Musical e de outros departamentos dos Campi Realengo, a coordenadora da Escola de Música, Ana Cristina Santos de Paula e a chefe do Departamento de Educação Musical, Mônica Repsold, que ofereceu ao palestrante em nome do Colégio uma placa de homenagem pela sua visita. O aluno eminente, Turíbio contou diversas histórias de sua vivência no Colégio Pedro II, sempre elogiando a qualidade do ensino. Encerrou a palestra puxando a famosa “tabuada” dos alunos.

 

Em seguida ocorreu a cerimônia de inauguração da Sala Turíbio Santos, local onde são ministradas aulas de violão na Escola de Música, com a presença de alunos, dos professores da Escola de Música e das autoridades mencionadas anteriormente. O evento contou com o apoio da Chamada nº 5/2017 – Eventos Artísticos e Culturais do Programa de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec).

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

 

Acessos Hoje:2516  Total Acessos:23971502