Alunos do Campus Centro foram finalistas no Desafio Tack Rio 2018

Tack Rio 2018 Estudantes participantes do Desafio Tack Rio e público do evento no Parque Lage

 

No dia 24 de novembro foi realizado no Parque Lage a final do Tack Rio 2018. O evento reuniu dez grupos finalistas de estudantes do Ensino Médio que propuseram soluções tecnológicas para questões culturais, capazes de impulsionar a transformação social. A temática do desafio foi ‘Inovação, Tecnologias e Culturas a serviço da valorização das culturas das favelas da Cidade do Rio de Janeiro’.

 

A parceria entre a Direção de Culturas-PROPGPEC, a Direção do Colégio Pedro II Campus Centro, IdCultural e Junior Achievement proporcionaram a participação de estudantes do Campus Centro no Desafio Tack Rio. Outras escolas integram o desafio, como Escola Técnica Estadual Santa Cruz (Santa Cruz), Colégio Estadual José Leite Lopes NAVE (Andaraí), Colégio Estadual Professor Antonio Maria Teixeira Filho (Leblon), FAETEC Adolpho Bloch (São Cristóvão), Colégio Estadual Vicente Januzzi, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), FAETEC Quintino, escolas particulares Eleva e Escola Americana do Rio de Janeiro.

 

Tack Rio 20182 Estudantes concentrados para o desafio

 

Enquanto o público aproveitava o evento, os estudantes estavam concentrados, desenvolvendo seus projetos. Ao final do dia, todos se encontraram para a apresentação final e para assistir ao anúncio do grupo vencedor, que foi premiado com uma viagem para participar do Brazil Conference, na Universidade de Harvard e no Massachusetts Institute of Technology (MIT) nos EUA. O júri foi formado por CEOs, expoentes da cultura carioca e profissionais convidados pela organização do evento.

 

Os estudantes Júlia Mosciaro, Rebeca Cabral, Lara Campos, Fernando Brito e Érica Fernandes do Campus Centro foram finalistas do desafio, representando o CPII. O projeto apresentado foi aplaudido e elogiado pelos jurados e plateia presentes, com a recomendação de que fosse colocado em prática.

 

Tack Rio 20183 Finalistas do Campus Centro com suas medalhas 

 

Entre os participantes do Tack Festival estavam o artista plástico Carlos Vergara, a responsável pela área de pesquisa da Unidade Infantil da Globosat Anna Mezashi, o pesquisador e produtor de narrativas e jogos Arthur Protásio, a doutora em Crítica Literária Amara Moura, a cientista Suzana Khan e outros.

 

A diretora de culturas, Eloísa Sabóia, contou sobre do significado da presença dos alunos do CPII no desafio. "A participação de nossos estudantes no Festival Tack Rio 2018, propondo soluções para questões relativas à vida cultural da cidade do Rio de Janeiro, alicerçados por novas tecnologias e inovação, vem de encontro ao trabalho e investimento, feito pela Direção de Culturas-PROPGPEC-Colégio Pedro II na formação integral e cidadania cultural de nossos jovens", ela afirmou.

 

Além disso, o festival celebrou a diversidade cultural do Rio de Janeiro, com debates, mostras, exposições gratuitas, oficinas de games, viagens virtuais, criação de imagens em 360º, yoga, meditação, cinema a céu aberto, malabarismo, perna de pau, show de palhaços e apresentações musicais foram algumas das atividades oferecidas ao público no evento.

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

 

Acessos Hoje:8042  Total Acessos:17100578