Em nota, Conif repudia PL que propõe extinção da UERJ

 

Em nome da Rede Federal, o Conif se solidarizou à comunidade acadêmica da UERJ e, em suas redes sociais, compartilhou uma nota repudiando o Projeto de Lei do deputado estadual Anderson Moraes (PSL), que propõem a extinção da universidade. Compartilhamos o texto aqui para conhecimento da comunidade escolar do CPII.

 

Leia a Nota na íntegra:

 

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) repudia veementemente as movimentações ocorridas no âmbito da Alerj - Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, com a tramitação de Projetos de Lei que propõem a extinção da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 

É incontestável o papel preponderante que as universidades estaduais possuem para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão do país, principalmente no interior dos estados, atuando em sinergia com as instituições federais de ensino superior.

 

Um Projeto de Lei desse teor, além de ser inconstitucional, desqualifica o trabalho público desenvolvido há décadas por essas instituições, em especial o que vem sendo realizado pela UERJ, e ferem o direito da sociedade brasileira - principalmente da população do Rio de Janeiro - à Educação pública e gratuita, que promove a inclusão social, pesquisas de ponta e gera empregos e profissionais altamente qualificados.

 

Assim, é com extrema preocupação que o Conif recebe a notícia desse Projeto de Lei, que seguem na contramão de um Estado que deve valorizar a Educação como um bem público, indutor de desenvolvimento e de avanços no país.

 

Brasília, 26 de maio de 2021.

 

 

Acessos Hoje:13522  Total Acessos:24537647