Biblioteca Indica homenageia Machado de Assis

 

E se “a constante da vida é a transição entre o fim e o começo”, mais um mês nos deixa para que outro traga boas novas. Vamos aos destaques das nossas bibliotecas: 

 

O Bruxo do Cosme Velho 

Aniversariante do mês de junho, autor de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Dom Casmurro (1899) entre outras obras-primas, Machado de Assis (1839-1908) é o destaque da equipe da Biblioteca da Prôa do Campus Centro. Em uma crônica de 1867, Machado teceu elogios a Dom Pedro II: “Tem as duas qualidades essenciais ao chefe de uma nação: é esclarecido e honesto. Ama o seu país e acha que ele merece todos os sacrifícios”.

  

Outro destaque da equipe da Prôa é a Semana Machado de Assis, o evento vai ocorrer de 31 de maio a 4 de junho, sempre às 20 h, no Instagram o professor Rodrigo Barreto. Para saber mais sobre o evento e outras curiosidades sobre o Bruxo do Cosme Velho, veja o post da biblioteca.

 

Vacine-se! Você não vai virar jacaré e nem dinossauro 

Com humor e muita informação, a equipe da Biblioteca O Fantástico Mundo dos Livros do Campus Tijuca I traz como destaque os dinossauros. Acredita-se que os “lagartos terríveis” apareceram a mais de 233 milhões de anos, e você pode descobrir um pouco mais sobre eles fazendo um tour virtual pelo Museu de Paleontologia Irajá Damiani Pinto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pelo Museu Nacional de História Natural dos Estados Unidos.  

 

 Léo Cunha 

Essa é mais uma dica da equipe da Biblioteca O Fantástico Mundo dos Livros do Campus Tijuca I . Autor, escritor, tradutor, professor e jornalista brasileiro, Leonardo Antunes Cunha ganhou inúmeros prêmios do campo da literatura infantojuvenil. Para ouvir a narração de dois poemas do livro Lápis Encantado acesse o post da biblioteca.

 

 Sebastião Salgado 

 E os tijucanos continuam com tudo! A equipe da Biblioteca do Campus Tijuca II destaca a matéria da Revista Prosa Verso e Arte, sobre o projeto Gênesis do fotógrafo Sebastião Salgado. Salgado visitou 30 países entre 2004 e 2012, registrando imagens da natureza. O objetivo do projeto é homenagear a natureza, mostrando toda sua grandiosidade e fragilidade. Confira as imagens incríveis desse projeto! 

 

As indicações das Bibliotecas do CREIR, do Campus Engenho Novo I e do Campus Realengo I estão disponíveis na aba da biblioteca na plataforma Moodle. Curta as nossas publicações nas redes sociais do Colégio Pedro II.  

 

 Até o próximo #BibliotecaIndica!

 

 

Centro / Biblioteca Escolar - Machado de Assis: “O Bruxo do Cosme Velho” 

Centro / Biblioteca Histórica – Dia do Geógrafo 

Engenho Novo II – Dia do Geógrafo

Humaitá II - Dia da Mata Atlântica

Niterói – Semana do Meio Ambiente

São Cristóvão I - Um autor para pequenos leitores e leitores crescidos

São Cristóvão III - Dia do Orgulho Geek/Nerd 

Tijuca I – Dinossauros  e Léo Cunha 

Tijuca II - Projeto fotográfico de Sebastião Salgado e biografia de Shakespeare 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:13970  Total Acessos:24538095