Podcast leva divulgação científica aos ouvidos da comunidade escolar

 

A comunidade escolar vai ganhar um novo canal para se aproximar das ciências e das pesquisas desenvolvidas no Colégio Pedro II. No dia 4 de junho, estreia o podcast Conexão Científica, um podcast de divulgação das ciências produzido por estudantes, professores e técnicos do CPII.

 

O Conexão Científica é um projeto realizado no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e tem como objetivo promover a divulgação científica, a partir de uma prática educomunicativa, envolvendo diferentes atores que compõem a comunidade escolar. A iniciativa é coordenada pela mestranda e jornalista do CPII, Bianca Souza, sob a orientação do professor Rodrigo Trevisano.

 

“A articulação entre pesquisa e ensino é uma característica marcante das instituições que, como o Colégio Pedro II, compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Porém, ainda temos um longo caminho a percorrer quando o assunto é comunicar para dentro e fora dos muros da escola os conhecimentos produzidos aqui. O Conexão Científica surge com a proposta de promover a divulgação científica, não a partir de um viés puramente institucional, mas utilizando a comunicação como ferramenta educativa capaz de incluir estudantes, professores e técnicos na produção de conteúdos”, explica Bianca.

 

O programa

Um podcast é como um programa de rádio que conta com a flexibilidade permitida pela internet: você pode ouvir quando quiser, fazendo o que quiser e de forma gratuita. É possível encontrar um podcast em um site ou em aplicativos de podcast para celular. No caso do Conexão Científica, ele estará disponível no blog Conexão CP2 e nas plataformas Anchor, Spotifye Apple Podcast. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar o podcast e, assim, ser avisado sempre que novos episódios forem publicados.

 

OUÇA: Vem aí o “Conexão Científica”!

 

O Conexão Científica terá episódios mensais onde os ouvintes vão poder conhecer as pesquisas desenvolvidas por estudantes e professores do CPII, além de se familiarizar com os processos e características da produção de conhecimento científico. No quadro Conta pra Gente, um convidado vai poder falar sobre sua trajetória no universo da pesquisa científica. E no “Responde essa!”, os ouvintes vão poder participar do programa enviando perguntas que serão respondidas a partir do olhar das ciências.

 

  

Aprendizado coletivo

A equipe do podcast é formada pelos estudantes Clara Kasprzykowski e Héber Silva (ambos do ENII), pelos professores Bianca Braun (SCIII), Gabriel Santos (Duque de Caxias), Martha Valente (ENI) e Paulo Aprígio (SCIII) e pelas servidoras técnicas Ana Beatriz Carvas (Diretoria de Culturas/Propgpec), Luciana Malta (ENII) e Regina Silva (SCIII).

 

A equipe: Ana Beatriz Carvas, Bianca Braun, Bianca Souza, Clara Kasprzykowski, Gabriel Santos, Héber Silva, Luciana Malta, Martha Valente, Paulo Aprígio e Regina Silva

 

O que uniu esse grupo tão diverso em torno do projeto foi a vontade de aprender e colocar a mão na massa. Com exceção dos professores Bianca e Gabriel, que já produzem podcasts como ferramentas pedagógicas, essa foi a primeira experiência dos demais membros do grupo com essa mídia. Durante os encontros virtuais, que começaram em abril, o grupo conheceu as características e as etapas de produção de um podcast. Com isso, a identidade do programa foi sendo criada coletivamente, a partir das opiniões, sugestões e críticas apresentadas pelo grupo.

 

“Todos têm autonomia para contribuir com o programa. Além de promover a divulgação científica, a ideia é que o podcast seja uma ferramenta educativa que estimule a expressão comunicativa, o trabalho em equipe e o senso crítico dos participantes enquanto consumidores e produtores de conteúdos”, destaca Bianca.

 

A equipe está sempre aberta à entrada de novos membros. Quem se interessar em participar do projeto pode entrar em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. A ideia é que, em breve, a iniciativa integre os projetos de extensão oferecidos pelo CPII.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:14404  Total Acessos:24538529