Início do semestre 2021.1 dos cursos de licenciatura debate ‘Educação, liberdade e democracia’

 

 

O semestre letivo 2021.1 das Licenciaturas Integradas em Humanidades terá início no dia 4 de agosto. O início das aulas será marcado pela mesa de abertura “Educação, liberdade e democracia”. O evento tem início previsto para às 18h30 e será transmitido pelo YouTube.

 

O evento contará com palestras dos professores do CPII Matheus Castro e Luiza Colombo e será  mediado pela professora Aline Carmo.

 

O tema da mesa de abertura é um convite à reflexão sobre os desafios postos à sociedade brasileira no tempo presente: os rumos da educação brasileira, seus compromissos inegociáveis com a defesa do Estado Democrático de Direito, assim como a defesa e ampliação das garantias sociais previstas na Constituição de 1988.

 

"Em nome  dos cursos de licenciatura do Colégio Pedro II, suas coordenações, professores e técnicos administrativos, firmemente comprometidos com a educação pública, laica e em defesa das instituições democráticas e dos anseios mais profundos por justiça e equidade social, saúdo todas e todos os novos estudantes, desejando que possam, com imensa resiliência, enfrentar os desafios e compromissos acadêmicos e sociais, no decorrer dos próximos anos, e que possamos contribuir com a formação de professores comprometidos com os fundamentos e projetos democráticos e populares da sociedade brasileira", comenta Felipe Bon, coordenador dos cursos de Licenciatura do CPII.

 

Formato do semestre:

O semestre 2021.1, com início em 04 de agosto, está planejado em formato de ensino remoto, fazendo uso da plataforma Google Classroom. Em decorrência das condições médico-sanitárias no decorrer do segundo semestre de 2021 os colegiados dos cursos podem promover modificações no planejamento.

 

Sobre os palestrantes: 

Luiza Rabelo Colombo é docente do departamento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Pedro II. Desde 2019, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) na UFRRJ, integrando o Laboratório de Investigação Estado, Poder e Educação (LIEPE-UFRRJ).

 

Matheus Rufino Castro possui licenciatura em Educação Física (UFRJ), mestrado em Educação (UFF) e doutorado em Educação (UNIRIO). Atualmente, é Professor de Educação Física do Colégio Pedro II, Campus Duque de Caxias, e coordena o Núcleo de Estudos em Educação e Realidade Brasileira (NEEREBRA)/CPII.

 

Aline Cristina Oliveira do Carmo é pós-doutoranda em Educação (UNIRIO) e docente-pesquisadora do departamento de Filosofia do Colégio Pedro II. É doutora em Filosofia e bacharel em Direito, com diploma de postítulo em Direitos Humanos e Processos de Democratização pela Faculdade de Direito da UChile (2011).

 

 

Cartaz Abertura Licenciaturas 2021

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

 

 

 

 

 

Acessos Hoje:12696  Total Acessos:24536821