Ano letivo 2021: entenda como vão funcionar as atividades remotas

 

 

 

Atualizada em 08/09/2021

 

No dia 6 de agosto, o Colégio Pedro II inicia as atividades do ano letivo 2021. De acordo com o calendário, as férias escolares ocorrerão no período de 3 de janeiro a 1 de fevereiro de 2022 e o término do ano letivo está previsto para 2 de abril de 2022. Para novos estudantes, que ingressaram na Seleção de Novos Alunos 2021, o início das aulas está previsto para 16 de agosto, sendo permitido aos campi realizarem atividades em dias anteriores a esta data.

 

Devido à pandemia as aulas seguem de modo remoto, com atividades síncronas e assíncronas. Cada campus divulgará orientações a seus estudantes e responsáveis sobre o desenvolvimento e acompanhamento das atividades letivas em seus respectivos blogs. As informações disponibilizadas pelos campi serão incluídas ao final desta matéria.

 

Fique por dentro: Confira as portarias que normatizam o ano letivo 2021

Educação Infantil (CREIR)

1º ao 5º ano do ensino fundamental

Estudantes não concluintes do ensino fundamental (anos finais), ensino médio regular, integrado e cursos subsequentes

 

Abaixo, seguem pontos importantes tratados nas portarias acima. Para mais detalhes, recomendamos a leitura atenta dos documentos.

 

PLATAFORMA EAD

A plataforma utilizada para postagem das atividades remotas será única, conforme indicação dos campi. As videoconferências serão disponibilizadas nas plataformas G Suite (Google Meet) ou Moodle (Big Blue Button).

 

Por motivos de segurança, os estudantes deverão utilizar o e-mail institucional (.edu) para acessar as atividades. Para isso, as famílias deverão autorizar a criação desta conta de e-mail institucional junto às equipes dos campi.

 

O planejamento das atividades será feito por cada departamento pedagógico em parceria com as direções dos campi e equipes pedagógicas.

 

ATIVIDADES REMOTAS

As atividades remotas diárias, síncronas e/ou assíncronas vão equivaler à quantidade de horas na modalidade presencial. Nos anexos das portarias que normatizam as atividades letivas é possível conferir a distribuição de carga horária semanal de atividades síncronas e assíncronas por série e por disciplina.

 

Para as crianças da educação infantil, os encontros síncronos e as atividades assíncronas irão respeitar a orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria em relação ao tempo máximo de exposição à tela de 1 hora por dia para crianças de 0 a 6 anos.

 

Os sábados serão considerados como dias letivos dedicados exclusivamente para atividades assíncronas.

 

A frequência dos estudantes será computada a partir do acesso às atividades síncronas e assíncronas.

 

AVALIAÇÃO

Para as crianças da educação infantil, a avaliação terá como finalidade o acompanhamento dos processos educativos remotos, do trabalho pedagógico e da construção e manutenção de vínculos e acolhimento das crianças. A interlocução com as famílias e responsáveis pelas crianças será parte fundamental da avaliação diagnóstico-formativa na educação infantil.

 

Para estudantes do 1º ao 5º anos do ensino fundamental, a avaliação se dará para fins de acompanhamento da participação, frequência e interações remotas, e não para fins de classificação, hierarquização ou aprovação. Haverá dois períodos de certificação com atribuição de um conceito ao estudante em cada componente curricular. Caso o estudante não apresente desempenho satisfatório, deverá receber atendimento por meio de atividades de recuperação paralela, privilegiando as aprendizagens que possibilitem a continuidade dos estudos.

 

Para estudantes do não concluintes do ensino fundamental (anos finais), ensino médio regular e integrado e cursos subsequentes, a avaliação acontecerá de forma processual. Estão previstas duas etapas de certificação, com períodos a serem definidos em calendário. Cada certificação deverá considerar graus de 0 (zero) a 10 (dez) e será composta por atividades avaliativas e nota de participação.

 

A participação de estudantes nas atividades síncronas e a realização das atividades assíncronas também serão consideradas para composição do grau da certificação.

 

Estarão aprovados os estudantes que, ao final do ano letivo, tiverem alcançado o mínimo de 5,0 (cinco) pontos de aproveitamento em cada um dos componentes curriculares e também tiverem frequência mínima comprovada, de 75% do total de horas letivas. Estudantes que não obtiverem nota mínima 5,0 (cinco) na Média Anual, terão direito a nova etapa de avaliação, à qual será atribuída uma Pontuação Final de Verificação (PFV).

 

AUXÍLIOS ESTUDANTIS

A partir do recebimento de orçamento executável, a Reitoria se comprometeu a renovar os auxílios financeiros para melhoria ou aquisição de novos planos de dados para estudantes em situação de vulnerabilidade.

 

Também há a possibilidade, havendo disponibilidade orçamentária, de ampliação do número de estudantes atendidos pelo auxílio emergencial por meio de uma nova etapa de cadastramento para os estudantes que ingressarão no colégio e, também, para os que já estudavam e que agora não conseguem arcar com os custos do ensino remoto.

 

ATENDIMENTO DO NAPNE

Os atendimentos oferecidos pelos Napnes dos campi e do CREIR serão mantidos por meio das atividades síncronas. As atividades poderão ter a duração diária estendida de forma a melhor atender às especificidades dos estudantes, sempre seguindo as orientações pedagógicas encaminhadas pelos profissionais do Napne, em parceria com as equipes pedagógicas, com as famílias e profissionais externos, se for o caso.

 

RECUPERAÇÃO PARALELA

Durante o ano letivo 2021 será mantida a oferta obrigatória de atividades extracurriculares de recuperação paralela. A medida se estende aos estudantes que, por motivo justificado, não tenham acesso às aulas síncronas, com o objetivo de possibilitar o acesso aos conteúdos e a contabilização da carga horária.

 

CURSOS SUBSEQUENTES

Por sua organização semestral, os cursos subsequentes de Técnico e Intérprete em Libras e de Turismo serão normatizados por calendários próprios.

 

RETORNO PRESENCIAL

O retorno presencial, caso autorizado durante o calendário do ano letivo de 2021, será feito com a conciliação de atividades presenciais e remotas. O uso das duas modalidades será necessário para a totalização dos 200 dias letivos previstos.

 

ORIENTAÇÕES DOS CAMPI:

Centro

CREIR

Duque de Caxias

Engenho Novo I

Engenho Novo II

Humaitá I

Humaitá II

NiteróiNiterói (novos alunos)

Realengo II

São Cristóvão II

Tijuca II

 

TUTORIAIS

A equipe do Setor de Educação a Distância produziu tutoriais para que alunos e responsáveis se familiarizem com os ambientes de aprendizagem virtual Moodle e Google Suite (GSuite). Clique nas imagens para acessar:

 

G SUITE - como acessar_Prancheta 1 MOODLE - como acessar_Prancheta 1

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:12051  Total Acessos:24536176