Campanha Computador Solidário CPII chega a 250 equipamentos entregues a estudantes

Voluntários se reúnem para reparar e preparar os equipamentos doados

 

Há sete meses um grupo de responsáveis por estudantes do Colégio Pedro II se uniu para ajudar alunos a estudar de forma remota durante a pandemia da Covid-19. O grupo angariou doações de equipamentos eletrônicos que foram recebidos, reparados e sorteados entre estudantes inscritos na campanha. A ação ganhou o nome de “Computador Solidário CPII” e chegou ao 15º sorteio em 14 de julho passado com a marca de 250 equipamentos entregues, contemplando estudantes de todos os campi do colégio.

 

A ideia de criar o grupo foi de uma mãe de aluno do Campus Humaitá I, Teca Galvão, a partir de conversas com Maurílio Rossi, pai de aluna e representante de responsáveis no Conselho Superior do Colégio Pedro II (Consup). Na época, eles faziam parte dos Grupos de Trabalho (GTs) criados no contexto da pandemia de Covid-19, compostos por representantes da comunidade escolar.

 

FOTO: Mãe (camisa vermelha) de estudante do CPII doa computador para a campanha

 

Atualmente a campanha conta com cerca de 25 colaboradores, a maioria responsáveis por estudantes de diversos campi. Eles se dividem na avaliação e manutenção dos equipamentos doados, recebimento, organização e entrega dos equipamentos doados e divulgação da campanha e atividades eventuais, como a realização de uma rifa de uma impressora a laser.

 

Após passar pelas etapas de avaliação e manutenção, os equipamentos são sorteados entre os estudantes inscritos. Os sorteios são realizados pela página da campanha no Facebook. Em sua maioria, foram entregues notebooks (por volta de 150), seguidos de computadores desktops (por volta de 50) e tablets (menos de 50 equipamentos).

 

Como contribuir?

O projeto já recebeu a inscrição de mais de 600 estudantes e no momento não está aceitando novas inscrições de alunos. Segundo Teca, a ideia é continuar aceitando as doações enquanto houver voluntários para a avaliação e manutenção dos equipamentos. “Esperamos poder parar o quanto antes, pois isso significará que a pandemia terá passado”, observou.

 

Os interessados em doar equipamentos precisam preencher um formulário e entrar em contato com os voluntários para combinar a forma de doação. Atualmente, a campanha aceita notebooks e computadores em funcionamento. Para que os alunos possam fazer as aulas online, os equipamentos doados precisam ser capazes de fazer vídeo chamadas por aplicativos como o Google Meets.

 

Notebook doado acompanhou mensagem carinhosa

 

Também é possível contribuir com uma vaquinha criada pela campanha. Segunda Teca, essas contribuições são muito importantes porque muitos computadores precisam de acessórios (webcams, adaptador wifi USB, fone, mouse) ou peças adicionais(HDs e SSDs). Mesmo doações pequenas são importantes e bem-vindas!

 

Projeto se expande e ganha vitrine para famílias empreendedoras do CPII

Uma das mães de estudantes contemplados pela campanha comentou que precisou se reinventar durante a pandemia e tem agora como principal fonte de renda a venda de geleias artesanais. Assim, surgiu a ideia de expandir a atuação do projeto e incluir a divulgação de negócios das famílias de estudantes nas redes sociais.

 

“Criamos uma página no Facebook para essa divulgação, a CPII Solidário, esperando que possa ser uma ação mais ampla, sendo uma referência para a comunidade escolar. Estamos procurando quem queira puxar essa ala da campanha para ampliar seu alcance”, ressaltou Teca.

 

Familiares de alunos interessados em divulgar seus produtos e serviços podem enviar informações para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

 

Para mais informações sobre o projeto, entre em contato com:

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

21 99973-6971 (Whatsapp)

 

 

 

Setor de Comunicação do Campus Humaitá II

Assessoria de Comunicação Social

 

 

Acessos Hoje:25785  Total Acessos:25433818